Por Maramélia Miranda
Ontem ocorreu um fato inédito na Neurossonologia do nosso país.
Em uma iniciativa inovadora do Dr. Ayrton Massaro, presidente do World Stroke Congress 2012, e com o apoio incondicional da Academia Brasileira de Neurologia – Dra. Elza Tosta, bem como do DC de Doppler Transcraniano – Drs. Marcos Lange e Ana Cláudia Leite, e do Hospital da Criança de Brasilia – Dra. Cristiane Low, foi realizado o primeiro de (se Deus quiser!) muitos futuros multirões em realização de Doppler transcraniano em Anemia Falciforme no Brasil.
Em um país de dimensões continentais como o nosso, onde o acesso ao DTC é restrito, sobretudo dos pacientes mais carentes e socio-economicamente menos favorecidos – como são a maioria das nossas crianças portadoras de AF… Foi realmente um marco. Muitos deles nunca tinham feito o exame para monitorização de sua doença. Os números iniciais serão divulgados nos próximos dias…
Guardamos de lembrança o trabalho totalmente voluntário dos colegas médicos-neurologistas e neurossonologistas que participaram desta ação inovadora. Dos que vieram para seguir a semana no congresso mundial, dos que vieram exclusivamente para o multirão, dos que nos ajudaram no Hospital da Criança de Brasília, do suporte da Dra. Cristiane Low – neuropediatra e neurossonologista do hospital, dos colaboradores que cederam suas máquinas de DTC para aumentar o número de crianças examinadas… Enfim!!!! Vejam abaixo alguns cliques inesquecíveis.
Cara Mara, sou fã do seu blog, você é realmente ótima, facilitando a nossa vida postando tudo já mastigado e comentado. Ainda bem que o zoom da sua câmera deixa tudo legal. Um beijo,
Carla