Você é coffeelover como eu? Fica se culpando que toma muito café, que faz mal, etc etc etc…???
Pois então, agora você vai comemorar… Um grande estudo populacional com mais de 40 anos de seguimento de pessoas saudáveis comprova: O consumo moderado diário (média de 2-3 copos de café) foi associado à redução de demência e à melhora cognitiva. Ebaaaa!!!!!
Não é à toa que a gente gosta… Estudo observacional americano com mais de 130.000 pacientes, feito originalmente na Universidade Harvard, embora vejam, observem, os autores serem maioria de ascendência asiática (vejam a listinha…). Publicação da JAMA de hoje.
As exposições estudadas foram de café, café descafeinado, chá e cafeína total. Os autores identificaram que participantes do estudo no quartil mais alto de consumo de café cafeinado (média de 2-3 copos ao dia) apresentaram uma razão de risco (HR) de 0,82, o que representa uma redução de 18% no risco em relação ao quartil mais baixo de consumo. Em relação ao consumo de chá, houve também uma associação protetora, com uma redução de risco de 14% (HR 0,86) para aqueles no maior nível de ingestão… Maravilhoso isso, não?
Vale a pena ler! Link abaixo.
Zhang et al.Coffee and Tea Intake, Dementia Risk, and Cognitive Function. JAMA 2026.
