EEG contínuo na Encefalopatia anóxica pós-PCR prediz desfechos. Entenda!

Um grupo holandês publicou na Neurology este mês um trabalho muito interessante, de um assunto que muito nos interessa – na verdade interessa mais aos neurohospitalistas / neurovasculares, quando frequentemente somos chamados para avaliar encefalopatias anóxicas pós-PCR…). O paper está com acesso livre. Aproveitem…

Os autores analisaram um grupo prospectivo de 277 pacientes em 2 UTIs, com o diagnóstico de coma pós-PCR. É bastante gente, considerando o problema estudado.

Fizeram EEG contínuo por 3 dias após a PCR. Categorizaram os padrões de EEG em desfavorável, intermediário ou favorável. Analisaram e juntaram estes dados com a clínica, ressuscitação, padrão do potencial evocado somatossensitivo (PESS) e desfechos em 6 meses. Cruzaram as variáveis e fizeram modelos preditores de prognóstico pior ou favorável após um coma pós-PCR.

Concluíram que o EEG feito de forma contínua dentro das primeiras 24h foi um dado robusto de predição prognóstica em pacientes comatosos após PCR. Outros dados interessantes: o padrão de EEG nas 24h, junto com ausência de reflexo pupilar em 48h e de passagem de estímulos no PESS em 72 horas, tiveram uma especificidade de 100% e sensibilidade de 50% para desfecho desfavorável. Ao contrário, um EEG favorável nas primeiras 12h foi fortemente preditor de bom desfecho.

EEG na UTI em pós-PCR: Ferramenta para prognosticar desfechos.

LINK

Hofmeijer et al. Early EEG contributes to multimodal outcome prediction of postanoxic coma. Neurology 2015.


4 thoughts on “EEG contínuo na Encefalopatia anóxica pós-PCR prediz desfechos. Entenda!”

  1. laura – quadro dificil, depende do tempo da parada cardiaca, se foi prontamente atendido, e de quanto tempo foi ou está sendo o coma.
    depende também dos exames de potencial evocado, EEG e ressonancia feitos após o evento (PCR).
    é preciso conversar com o neuro e ver o que apontam estes exames. impossivel responder duvida sobre como agir e cuidar, sem examinar e ver como está o paciente…

  2. meu irmão enfartou e teve pcr.
    diagnóstico do dr como encefalopatia aneróxica pós pcr.
    como nós da família podemos cuidar e agir com ele?
    por favor , todas as respostas serão bem vindas.
    obrigada

  3. Preciso de ajuda, minha filha teve PCR e o laudo médico diz que ela está com encefalopatia anoxica,qual o tratamento me ajudem mofo Brasil, Rio de Janeiro obrigada.

  4. Me chamo Tânia minha filha a oito meses atrás teve uma PCR de dez minutos, o laudo médico diz encefalopatia anoxica,qual o tratamento me ajuda moro Brasil, Rio de Janeiro obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2024 ... iNeuro ... Site de Neurologia ... Responsável técnico: Dra. Maramélia Miranda. Neurologia Clínica. RQE 97.572 - CRM/SP: 88.549.