Ande! Malhe! Coma menos! E seja feliz… (e saudável)!!!

Por Maramelia Miranda

Entre as novidades de estudos apresentados no recente congresso da Academia Americana de Neurologia, em New Orleans, a neurologista brasileira Erica Camargo apresentou os dados do Framingham Offspring Study, onde foram acompanhados mais de 2400 indivíduos por 11 anos de follow-up, e – vejam só – aqueles com velocidade de marcha mais lenta tiveram um aumento de 50% no risco relativo de desenvolvimento de demência, em comparação com os indivíduos com velocidades de marcha mais rápida. Quando avaliada a força no aperto de mão, aqueles com maior força de preensão tiveram 42% menor risco de AVC ou AIT em comparação com os casos de preensão mais fraca. Ou seja, testes simples feitos numa consulta neurológica ambulatorial, com medidas de velocidade de marcha ou força de preensão palmar, podem auxiliar na predição de risco para demência e AVC/AIT.

Em outro estudo, desta vez da Mayo Clinic e apresentado por Yonas Geda, os autores demostraram que, em uma população de individuos idosos normais, a ingesta calórica entre 2100-6000 cal/dia dobrou o risco de desenvolvimento de declínio cognitivo leve (MCI).

Finalmente, Daniel Corcos, de Illinois, apresentou os dados sobre Doença de Parkinson, em que os treinos de resistência nos parkinsonianos não só melhoraram a força muscular neste grupo de pacientes, como também reduziram os sinais de piora clínica e evolução da Doença de Parkinson, ao longo dos anos…

Erica Camargo: Brasileira entre os que “agitaram” novas evidências sobre hábitos de vida e doenças neurológicas, em New Orleans…

Obs. Em tempo: Erica não mora mais aqui no Brasil. Foi devidamente “garfada” pelos gringos (como ocorreu com alguns outros competentíssimos brasileiros), e mora definitivamente nos EUA… Já há alguns anos.

Obs 2. Aos sedentários e “comilões”… MUDANÇA DE HÁBITOS JÁ!!!!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2024 ... iNeuro ... Site de Neurologia ... Responsável técnico: Dra. Maramélia Miranda. Neurologia Clínica. RQE 97.572 - CRM/SP: 88.549.