Tumores podem afetar o cérebro e as estruturas ao redor dele. Chamamos genericamente de tumor cerebral, qualquer massa que está crescendo anormalmente no cérebro e seus revestimentos.
Como em outros locais do corpo, os tumores cerebrais podem ser benignos (não são câncer) ou malignos (câncer ou metástases de câncer).
Sintomas
Dependem muito do local onde está o tumor. Se estiver crescendo num local de poucas funções cerebrais, pode demorar até dar sintomas. Se estiver num local que provoca crises convulsivas, pode dar apenas crises convulsivas. Se crescer bastante, pode fazer aumentar a pressão dentro do cérebro e calota, e causar dor de cabeça. Os sintomas a seguir são os mais frequentemente observados:::
- Dores de cabeça diferentes das suas usuais, ou mais fortes, ou persistentemente diárias;
- Sonolência;
- Problemas de visão, como embaçamento, visão dupla ou perda da visão periférica;
- Alteração do equilíbrio, da marcha, ou de força e sensibilidade num braço ou perna;
- Confusão mental, dificuldade de concentração, alterações de personalidade;
- Apatia progressiva;
- Problemas de audição;
- Crises convulsivas.
Tipos de tumor cerebral
Os tumores secundários são tumores que vieram de outro local do corpo e deram metástases para o cérebro.
Cada tumor, de acordo com o tipo de célula que o originou, tem um nome diferente. Para saber qual o tipo de tumor, o único jeito é fazer a retirada ou biópsia deste tumor por neurocirurgia. Depois de retirar o pedaço do tumor, ou ele inteiro, a Anatomia Patológica (exame do tumor por miscroscópio) é a única forma de saber qual é o tipo de tumor.
Vejam a seguir os diferentes tipos de tumores primários:::
- Glioma. São tumores que nascem de células do cérebro ou medula, e nesta categoria entram os astrocitomas, gliomas de baixo grau, de alto grau, glioblastomas, ependimomas, e oligoastrocitomas, entre outros. Estes tumores são considerados malignos.
- Meningioma. Este é um tipo de tumor muito frequente. É benigno, e nasce de células do revestimento do cérebro, das meninges. O aspecto dos meningiomas na tomo e ressonância magnética é tão diferente e peculiar, que é possível ter uma grande chance de certeza que é um meningioma apenas olhando a imagem de tomo ou RM, sem precisar fazer biópsia. Como é benigno, grande parte destes tumores apenas são acompanhados, sem a necessidade de operar.
- Schwannoma ou neurinoma do acústico. Tumor benigno, que nasce de células do nervo responsável pela audição.
- Adenoma hipofisário. São tumores da glândula hipófise, que fica bem no centro do cérebro; são tumores benignos muito frequentes e podem desrregular a secreção de hormônios importantes do nosso corpo.
- Meduloblastoma. Este é um tumor primário maligno, muito mais frequente em crianças do que adultos. Nas crianças, este é o tumor cerebral mais comum.
- PNET. Sigla que significa em inglês – “Primitive neuroectodermal tumor”, ou tumor neuroectodérmico primitivo, é um tipo mais raro e maligno de tumor cerebral.
- Craniofaringeoma. É um tipo benigno de tumor cerebral, que costuma nascer e crescer na região da hipófise, alterando a secreção hormonal daquela região.
Quando o tumor cerebral é uma metástase de outro câncer, dizemos que é uma lesão secundária. Às vezes as metástases cerebrais são descobertas em pacientes já sabidamente com câncer; outras vezes, pode ser primeiro descoberta a metástase cerebral, para depois se achar o tumor primário. Os tumores que mais causam metástase cerebral são os de mama, cólon, pulmão, pele (melanoma) e câncer renal.
Fatores de risco. Para os tumores primários, não se sabe ao certo quais as principais causas, mas fatores com idade mais avançada, exposição às radiações, e história familiar de tumores cerebrais, estão entre alguns dos que se acredita haver relação.