Pseudotumor Cerebral ou Hipertensão Intracraniana Idiopática

Por Maramelia Miranda ** (Atualização Abril de 2021)

tags: pseudotumor cerebrii, hipertensão intracraniana idiopática, tratamento, pseudotumor, pseudotumor cerebral, hipertensão intracraniana benigna

Pseudotumor cerebrii, ou pseudotumor cerebral, ou hipertensão intracraniana idiopática (sigla – HII). Estes são os nomes da “criança”. Esta doença ocorre, em tese, quando há uma maior pressão do sistema de líquidos de dentro do crânio, sem haver um tumor ou outro aumento das cavidades do cérebro, ou outra causa anatômica que possam explicar tal fato. Ou seja, ninguém sabe muito bem explicar o porque da ocorrência da HII.

À primeira vista, os sintomas parecem de um tumor crescendo no cérebro, mas as imagens todas não mostram que não há nenhum tumor. Daí o termo PSEUDOtumor. Quando não se encontra nenhuma causa para a ocorrência do aumento da pressão, denomina-se HII; quando se encontra a causa, costuma-se dizer que trata-se de um pseudotumor cerebrii secundário à… Daí descreve-se a causa. 

Sintomas

Os sinais e sintomas mais frequentes de pseudotumor cerebral são a dor de cabeça progressiva e que não passa, geralmente com piora ao longo dos dias, náuseas, vômitos, piora da cefaleia quando deita, e o sintoma mais temido do pseudotumor é relacionado à visão.

A compressão das membranas que envolvem os nervo da visão (nervos ópticos), causada pelo regime de hipertensão do líquor cerebral, provoca um edema nestes nervos, ocasionando os sintomas de visão alterada, descrita muitas vezes como visão progressivamente embaçada, mas podendo causar também visão dupla, dores ao movimentar os olhos, escurecimento visual intermitente ou sinais de luzes e escotomas visuais. Estes sintomas da visão podem progredir até a cegueira, caso não sejam logo reconhecidos e prontamente revertidos. Portanto, o pior problema, mais sério e grave, motivo da importância de se reconhecer e tratar um caso de pseudotumor o quanto antes, e a complicação de perda visual até cegueira.

Fatores de risco e possíveis causas

O que se sabe é que há um excesso de líquido cerebral sendo produzido, ou uma falha da absorção deste líquido, denominado de liquor cefalorraquiano, ou as duas coisas juntas, e este desbalanço é o que causa os sintomas da doença. O porque de sua maior produção ou menor reabsorção, levando a uma maior pressão intracraniana, não se consegue descobrir na maioria dos afetados.

Uma das causas frequentes de pseudotumor cerebral é a trombose venosa cerebral, doença onde ocorre a formação de um coágulo, uma trombose focal, em alguma veia do cérebro, o que causa falha da drenagem do sangue e na reabsorção do líquor cerebral, ocasionando os sintomas do pseudotumor.

Algumas medicações, como o excesso de vitamina A, tratamento com hormônio do crescimento (GH) e tetraciclina, são associadas a maior frequência de Pseudotumor, sobretudo em crianças. Uma das condições mais associadas também é a obesidade, sobretudo quando ocorre em mulheres mais jovens. A incidência de pseudotumor nesta população duplica, ou quadruplica, dependendo da região, cidade, população que foi estudada. E tem mais, estudos recentíssimos mostraram melhora do quadro de pseudotumor cerebral com perda/controle do peso e até mesmo a cirurgia bariátrica….

>> Cirurgia bariátrica para pseudotumor cerebrii? Pode?!

Alguns estudos mais recentes estão associando os casos de HII (aquelas pessoas com pseudotumor sem causa aparente) à presença de estreitamentos, estenoses ou obstruções das veias cerebrais. Estes achados, inclusive, levaram ao desenvolvimento de tratamentos baseados em colocação de stents nos locais onde há estenoses nas veias, e relatos de diversos grupos de pesquisadores demonstraram sucesso com essa terapia.

>>    Idiopathic intracranial hypertension: The prevalence and morphology of sinovenous stenosis

A HII é mais rara na população pediátrica, mas também pode ocorrer, e nas crianças, a maioria dos casos tem alguma causa conhecida, principalmente uso de algum medicamento ou causas infecciosas.

Exames necessários

Todo paciente com suspeita de pseudotumor cerebrii deverá fazer:

– um  bom exame clínico e exame de fundo de olho, para verificar se há edema (inchaço das papilas dos nervos ópticos, sinal de sofrimento, de comprometimento dos nervos ópticos);

– exames de tomografia ou ressonância magnética do crânio – Para verificar que não há outra possível causa para a hipertensão intracraniana, como trombose venosa cerebral, e procurar sinais de maior pressão ou compressão dos nervos ópticos;

– Angioressonância arterial e venosa do crânio, com foco em avaliar os seios venosos, na procura de falhas de enchimento destas veias, ou locais com estenoses;

PC-imaging

– exames laboratoriais para atestar se há outras doenças associadas;

– exame de líquor cefalorraquiano (LCR) – principal exame, que irá medir a pressão inicial de abertura do sistema liquórico, verificando o nível da pressão em que está o líquor;

– Arteriografia cerebral, para melhor avaliação dos seios venosos (veias) do cérebro. Este exame é feito em casos selecionados (não em todos os casos).

Tratamento

O foco do tratamento é baixar a pressão intracraniana. Inicialmente, logo na detecção do problema, na coleta do líquor, que é o exame que bate o martelo do aumento da pressão intracraniana, o médico que o coleta já pode fazer uma retirada de boa quantidade de líquor, aliviando temporariamente o regime de hipertensão liquórica.

Aos pacientes com obesidade associada, a primeira coisa que leva à melhora dos sintomas é também a perda de peso. Em relação aos casos com sintomas progressivos e refratários de visão e cefaleia, as medicações são prontamente indicadas, e dependendo de caso a caso, até cirurgia.

A medicação mais comumente prescrita para HII ou pseudotumor é sem dúvida a acetazolamida, capaz de reduzir a produção de líquido cerebral, levando, portanto, a um alívio da hipertensão desta forma. Quando ela sozinha não resolve, pode ser necessário adicionar outros diuréticos (furosemida, por ex.).

Tratamento com cirurgias deve ser indicado para os casos que não melhoram com estas drogas, e para aqueles onde a alteração visual está piorando…

Fenestração dos nervos ópticos – Procedimento indicado para aliviar a tensão do regime de hipertensão sobre os nervos ópticos, salvando os indivíduos afetados do risco de cegueira.

Derivação lombo-peritoneal – Um outro tipo de cirurgia onde se faz um desvio artificial do líquido cerebral, da coluna (região lombar) para o interior da barriga dp paciente, aliviando permanentemente a maior pressão no sistema cerebral (que se comunica com o medular), e assim diminuindo a possibilidade deste líquido ficar represado e se tornar hipertenso dentro da calota craniana. Esta cirurgia é feita apenas quando as outras medidas de medicamentos falharam.

lumboperito

 – Angioplastia e stent no seio venoso cerebral – Este é um tratamento novo, recentemente descrito em casos de HII; nos pacientes onde se detecta algum grau de estenose venosa cerebral, é realizado um cateterismo (similar ao feito por cardiologistas), pela virilha, com a colocação de stents no local da obstrução do seio venoso. Não é um tratamento rotineiro, mas indicado em casos selecionados e que deve ser feito por equipe com expertise, experiência nesta terapia.
– Cirurgia bariátrica para a perda de peso – Este tratamento já vinha sendo feito de forma off-label, não recomendada por diretrizes de sociedades médicas, mas recentemente um estudo da Inglaterra demonstrou a eficácia desta cirurgia, comparando grupo de pacientes tratadas com o controle de peso convencional contra a cirurgia. O grupo de mulheres operadas foi bem melhor em todos os parâmetros analisados na pesquisa.
** Dra. Maramélia Miranda é neurologista vascular, formada e com pós-graduação pela UNIFESP/EPM, e editora do blog iNeuro.
LEIA MAIS …
Endovascular treatment of idiopathic intracranial hypertension – Artigo da Neurology que fala sobre o tratamento com stents em casos de HII.
Idiopathic intracranial hypertension: The prevalence and morphology of sinovenous stenosis – Artigo que primeiramente descreveu a associação de estenoses dos seios venosos em HII.
Surgical and endovascular interventions in idiopathic intracranial hypertension – Artigo que revisa as opções de cirurgia em casos de HII.

274 thoughts on “Pseudotumor Cerebral ou Hipertensão Intracraniana Idiopática”

  1. Há alguns meses descobri que estava com pseudotumor cerebral e já fiz a cirurgia para colocar a valvula já tem dois meses mais ainda sinto os sintomas visão turva zunido no ouvido e muita irritação
    no local que foi colocado a valvula como coceira é normal

  2. Gostaria de fazer parte do grupo do whats, meu número 84 99666-6644 Vanessa. Fiz a cirurgia e estou sentindo dores lombar e na perna e gostaria de saber se alguém também teve esse problema e se teve solução.

  3. Boa tarde!ha mais ou menos 2 anos fui diagnosticada com PIC,sofro com terríveis dores de cabeça,faço uso do Diamox 3x dia,mais meu médico me disse q terei que passar por uma cirurgia pra colocação de cateter,gostaria que alguém me indicasse um neurocirurgião específico nessa área pra que eu tenha uma segunda opinião.

  4. Gostaria de fazer parte do grupo tenho um fsmiliar com pseu do tumor 66 984089435

  5. Olá minha esposa tem este problema e já operou colocando a válvula e cateter ,mais as dores de cabeça ainda se faz presentes e contantes e fizemos outro exame de licuor para verificar a pressão intercraniana e ela estava 30 queria saber se e normal pois já não sabemos mais o que fazer

  6. Bom dia
    Meu tio foi diagnosticado com pseudotumor cerebral e gostaria de entrar no grupo para ajudar ele. 11-972547207

  7. Olá minha filha tem 18 anos e foi diagnosticada com HII gostaria de fazer parte deste grupo me adicionem por favor (11) 94717-2030

  8. Preciso entrar no grupo, pois estou com suspeitas dessa Doença, fiz uma RM e atestou para possibilidade. Debora telefone: 55 21 986539398

  9. Olá! Estou com suspeita de HII. Na última sexta fui ao hospital achando que estava com enxaqueca. O neuro pediu tomografia e fez um exame de sangue. Os exames nao acusaram nada. Inicialmente ele havia suspeitado de sinusite, mas resolveu fazer uma punção pq os analgésicos que recebi nao fizeram efeito. Depois da punção ele disse que suspeitava de HII, pq em 10 segundos ele encheu todos os 4 tubos de líquor e devido aos sintomas que descrevi depois da punção (sim, é estúpido não ter mencionado antes, mas eu achava que era enxaqueca, mesmo sem nunca ter tido). Como nao havia suspeita antes, ele nao fez o exame para medir a pressao. O problema é que eu moro fora, acabei de me mudar e ainda nao falo muito bem a língua local. Eu e o médico nos comunicamos bem em inglês, mas eu gostaria de ter informações na minha língua materna. Seria possível me add ao grupo? Se for, ficaria muito grata. Meu whatsaap é +43 6767009882.

  10. Obrigada por este post, me ajudou bastante.
    Estou com hipertensão intracraniana e não estou respondendo muito bem aos medicamentos.
    Gentileza me adicionem ao grupo.
    71 981558563
    Obrigada!

  11. Estou em investigação da Hipertensão Intracraniana, gostaria de participar do grupo. Tel : 61 98226 4298. Obrigada

  12. Bom dia , tenho pseudotumor cerebral ha 06 anos,tomo acetazolamida, mas estou me sentindo muito mal ultimamente.Me coloquem no grupo ,85988325918

  13. Olá me chamo Elaine e gostaria muito de participar do grupo em 2005 fui pega de surpresa com essa infermidade quase fiquei sega. Fiz o tratamento e agora voltou de novo. Gostaria de participar do grupo 35988196748

  14. Desde 2014 foi diagnosticado peseudo tumor celebral se tiver um grupo me dicionar por gentileza 66 996318149

  15. Olá , fui diagnósticada com Pseudo tumor cerebrii, em poucos dias já realizei a cirurgia de Lombo peritoneal estou á 4 dias em recuperação e já sinto melhoras
    41 99779-8144

  16. minha esposa esta com pseudotumor cerebral. gostaria de entrar no grupo para poder ajudar .

    44 997557976

  17. Gostaria de participar do grupo
    035998637917 tenho pseudotumor cerebral e não acho um especialista pra tratar , preciso de informações obrigada

  18. Gostaria de participar do grupo. Minha filha foi diagnosticada com. Doença.

  19. Gostaria de saber mais sobre esta doenca. Tenho uma sobrinha com sete anos fazendo o tratamento e está muito doloroso pra ela.

  20. Oi boa noite sou Daniela e a minha filha foi diagnosticada com pseudotumor hoje gostaria de participar do grupo meu telefone é 959845417

  21. Estou fazer exames com suspeita , gostaria de entrar no grupo meu wats 41999460244 sou de Curitiba

  22. Bom dia! Estou próximo de um diagnóstico de Hipertensão Intracaniana e sei pouco sobre isso! Gostaria de participar do grupo e saber mais sobre a HII.
    Meu zap é 69 9.9983-2317
    Agradeço.

  23. Bom dia!
    Também gostaria de participar do grupo pois estou próximo de um diagnóstico de hipertensão intracaniana! Meu Zap é 69 99983-2317 e gostaria de participar.
    Obrigada
    IACY

  24. Oie Adriana me add no whats?
    Acabei de receber meu diagnóstico..
    47996518949

  25. Boa noite fui diagnosticada com essa doença em 2008 ,e fiz punção várias as vezes.fiz a derivação lombar em 2011, sofri muito antes disso.mas hoje pra honra e Glória de deus estou ótima, e já faço minhas atividades normalmente. Eu lutei confiei q deus e os médicos podiam me curar e hoje estou aqui, hoje tenho 36 anos e parece q nunca tive essa doença. Hoje sirvo a deus e não pretendo largar nunca esse Deus maravilhoso q faz milagres, deus do impossível. O possível nós podemos fazer, crer e acreditar e obedecer os médicos q deus colocou pra nos ajudar.vou orar por todos vcs !!!!

  26. Tenho uma filha com 1 ano e 6 meses que foi diagnosticada com HII com 9 meses. Desde então, estamos lutando para encontrar a causa dessa HII, efetuando diversos exames de sangue e de imagem. Ela não pode colocar derivação lombo-peritoneal por não ter idade e a derivação na cabecinha por não ter espaço. O Diamox não faz o efeito desejado e estamos na etapa de fazer punção lombar seriada (1x por semana). Alguém com algo parecido?

  27. Olá Dra. Maramelia.
    Após 6 anos estou devolta…infelizmente!
    Fui diagnosticada em 2012 com HII e através do seu site criamos um grande grupo no whatsapp com objetivo de falarmos sobre essa condição. Na quarta passada (19/09/18) fui surpreendida pela visão dupla após 6 anos de tratamento. Nesse momento estou internada no Hospital Santa Cruz em Curitiba para exames de imagem e punção lombar. O fato é que eliminei 14kg em 2017…o q vai na contramão do q diz a literatura da medicina. Estou ansiosa e aflita.

  28. Oi tenho 37 anos e estou querendo entra no grupo pra tira duvidas e nos ajunda eu tenho e faco o tratamento a 4 mes meu numero 81992727655

  29. Boa Noite
    Me chamo Claudia e tenho o diagnóstico desta doença a 2 anos.
    Gostaria de participar do grupo, já perdi minha visão direita e sou obesamorbida, procura ajuda para combater a doença já me trato com Diamox, mais não tenho segurança somente com esse tratamento. Obrigada (21) 9639-5539.

  30. Ola. Fui diagnosticado com essa doença hoje,nao sinto dores, some te o olho esquerdo embaçado., comecei hoje o diamox, me coloquem no grupo por favor, 69999018369, sou de RondoniA e aqui os medicos conhecem pouco ou nada dessa doença,

  31. Eu sou a Helem, fui diagnosticada com hii a 6 anos atrás gostaria de participar do grupo tem 94988. 3717

  32. Boa noite minha filha tem 19 anos e é portadora de hipertensão intra craniana idiopática clamo a Deus todos dias pela cura dela chegou a perder a visão direita gostia de partipar do grupo.

  33. Gostaria de participar do grupo minha sobrinha foi diagnosticada com pseudo tumor.

  34. Oi , a 4 anos descobri k tinha hipertensão intracraniana benigna fiquei mto assustanda, me tratei com remédios e hoje estou bem, as vezes tenho umas crises mais graças a Deus melhorei. ZAP 31996030788

  35. boa noite sou do grupo da portadores de hipertensão intragraniana idiopatica; se quiserem entrar nas redessociais – sobrevivendo_a_hii no insta

  36. Fui diagnosticada, gostaria de entrar no grupo de WhatsApp 987169707

  37. Oi o meu zap 98449-6416 quero participar do grupo

  38. Bom dia , tenho 25 anos a uns quatro anos atrás fui diagnosticada com pressão intracraniana um possível peito tumor celenral , estava quase cega , faltou pouco para eu não enxergar mas nada, quem me libertou e me salvou da morte e da cegueira foi Deus , não tomei nem uma medicação , um irmão fez uma oração com unção e Deus achou por graça de me libertar , sou muito grata a Deus por ter me concedido essa bênção

  39. Gostaria de participar,meu pai está muito mal e não sei o que fazer. 21 964468994

  40. Boa tarde meu nome é Fátima descobri que tenho hipertensão intracraniana,meu zap 11986225700 se tiver algum gostaria de participar para tirar minhas dúvidas

  41. Boa tarde!
    Minha filha é portadora de pseudotumor cerebral e gostaria de participar do grupo.
    Muito obrigada!
    Meu telefone 44-997224445

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *