Demência

O que é demência?

Pra começo de conversa, o termo “demência senil”, muito usado por aí, não é o mais correto.

Quando nós, neurologistas ouvimos isso, eu particularmente sinto até uma dor no peito de tão feio que soa aos meus ouvidinhos…

Demência, genericamente, não é uma doença, mas um conjunto de sintomas.

Estes sintomas necessariamente devem afetar pelo menos duas esferas das funções superiores que só nós, seres humanos, temos. Na maioria dos casos, a pessoa é diagnosticada com demência quando ela tem pelo menos dois sintomas, a maioria deles sendo pelo menos um com problemas de memória recente, e podendo pegar também outras esferas, como orientação, cálculo, linguagem, habilidades sociais, habilidade para se vestir, resolver problemas do dia a dia, mexer com dinheiro, não conseguir se cuidar, dirigir, juízo e crítica, entre outros.

É meio complicado de entender, mas é mais ou menos assim: Alteração de memória pura não é demência. Mas se a pessoa tiver a alteração de memória e mais uma alteração de comportamento (apatia, agressividade, confusão mental, problema para falar de surgimento progressivo, por exemplo), isso já é uma demêmcia.

Tipos de demência

A principal causa de demência atualmente é o tipo devido a Doença de Alzheimer. Esta é uma demência chamada degenerativa, pois acontece e vai piorando com o tempo.

Existem outros tipos, como a demência vascular, que é causada por doença cerebro e cardiovascular levando a múltiplos AVCs, e isso levando aos problemas cognitivos somados.

Existe a demência mista, ou seja, duas ou mais causas de demência juntas levando aos sintomas. Neste caso, o mais frequente são os dois tipos principais de demência: a do tipo Alzheimer somada à vascular.

Sintomas

Quando suspeitar?

Exames necessários para investigar

Tratamento

One thought on “Demência”

  1. o médico disse que minha mãe está com demência.
    ela pode morar só?
    ela pode matar?
    ela fala que roubo as coisas dela mas é mentira, muitas coisas n existem.
    posso corrigir e dizer que é mentira? fico com ela dez dias no mês e não sei como agir.
    me ajudem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *