Por Maramélia Miranda ** (atualizado em Junho de 2018).
Links relacionados:
+++ Convulsão febril: Entenda tudo!
O que é epilepsia e convulsão? Existe cura? Qual a diferença entre ataque epiléptico e epilepsia?
Convulsões, ou crises convulsivas, acontecem frequentemente na prática clínica. Dados americanos estimam a ocorrência de crises convulsivas em cerca de 5% da população. É uma condição muito frequente, em todas as idades, especialmente em crianças nos primeiros anos de vida. A convulsão acontece por causa de uma falha na condução elétrica no cérebro, levando à maior atividade elétrica em algum ponto suscetível deste, o que provoca os sintomas da crise convulsiva (abalos musculares, perda da consciência, salivação, e em alguns casos perda esfincteriana – diurese e evacuação espontânea durante as crises).
Tipos de convulsões
O tipo mais comum e conhecido de convulsões é a crise convulsiva generalizada, onde o indivíduo desmaia, e começa a ter abalos generalizados, sem nenhuma consciência, geralmente revirando os olhos e com hipersalivação acompanhando o quadro. Este tipo de crise, tecnicamente chamado de crise convulsiva generalizada-tônico-clônica, é o caso mais urgente e grave que pode acontecer no manejo das convulsões, uma vez que deve ser prontamente atendido, para evitar lesões cerebrais futuras. Existem entretanto, outros tipos de crises convulsivas, como as crises de ausência – onde o indivíduo apenas perde a consciência e fica com o olhar parado por segundos, voltando ao normal em seguida; as crises parciais complexas, como explica o próprio nome, são mais heterogêneas, e podem dar sintomas mais diferentes, como movimentos da boca, virada da cabeça, mistura de vários movimentos estranhos, sempre com alguma perda da consciência, mas sem desmaio completo, como ocorre nas crises generalizadas. Por fim existem ainda as crises parciais simples, onde o indivíduo acometido apresenta apenas sintomas focais sem nenhuma perda da consciência, como estar num momento conversando e de repente ter um abalo involuntário no braço e perna, incontrolável, ritmado, sabendo descrever tudo o que aconteceu depois disso.
Diagnóstico clínico
Ao levar o parente ou familiar que teve convulsão para ser avaliado pelo médico / neurologista, é muito importante a presença de alguém que testemunhou a crise convulsiva, uma vez que a maioria destas convulsões são generalizadas ou parciais complexas, e o próprio paciente não saberá, portanto, descrever com detalhes tudo o que aconteceu durante o evento. Este detalhamento é importante para o neurologista tentar descobrir a origem ou localização provável da crise, além de tentar classificar esta crise para decidir corretamente a medicação mais apropriada. A classificação das convulsões, além de importante para determinar o melhor medicamento, serve também para tentar estabelecer alguma relação com possíveis causas do problema.
Causas de Epilepsia e Convulsões
A epilepsia ocorre principalmente em crianças, mas pode afetar todas as idades. As causas mais frequentes no adulto são: traumatismo craniano, acidentes vasculares cerebrais (AVC), tumores, malformações vasculares, doenças metabólicas, doenças infecciosas cerebrais ou doenças cardíacas. Na criança, as causas mais comuns são fatores ou doenças genéticas, problemas de oxigenação cerebral ocorridos durante a gestação ou parto, malformações cerebrais, infecções / meningites, e por último as tão conhecidas convulsões febris (decorrentes de febre alta em crianças menores).
Exames complementares
Geralmente o neurologista ou neuropediatra, além de uma boa e detalhada história do acontecimento, ouvindo atentamente o paciente, família e testemunhas da(s) crise(s), costumam solicitar outros exames, como laboratório (exames de sangue ou urina) e eletroencefalograma em todos os casos. Em alguns casos específicos, uma tomografia do crânio e/ou ressonância também são necessários. Este conhecimento de que nem sempre é preciso fazer uma tomografia ou ressonância é fundamental, sobretudo para as famílias de crianças com crises ou adultos com histórico de epilepsia. Nestas últimas situações, uma vez que se classifique a crise ocorrida como, por exemplo, uma convulsão febril numa criança menor, ou um jovem com epilepsia mioclônica co crise convulsiva, não é preciso fazer exames de imagem, sendo estes absolutamente desnecessários!
Convulsão ou Epilepsia?
Nós neurologistas ouvimos muito este questionamento; e sua explicação é relativamente simples: uma pessoa pode ter uma ou duas convulsões pontuais durante sua vida toda; neste caso, dizemos que o paciente teve crises, convulsão, mas não tem epilepsia.
Por outro lado, o diagnóstico de epilepsia é dado geralmente quando um mesmo indivíduo apresenta duas ou mais convulsões. Nestes casos, caracterizando corretamente a repetição das crises, o seu tipo, e possível causa destas crises convulsivas, denomina-se que o indivíduo tem o diagnóstico de Epilepsia.
O que fazer para ajudar alguém durante uma convulsão?
Primeiro: não se desesperar. Depois, seguir o passo a passo:
- A testemunha, amigo ou familiar deve colocar a pessoa deitada, de preferência no chão, com algum apoio na cabeça (roupa ou almofada) e com a cabeça virada de lado (para evitar engasgos com saliva ou vômitos);
- Outra pessoa deve imediatamente chamar ajuda por telefone (SAMU, ambulância ou transporte);
- Nada de tentar puxar a língua do paciente ou enfiar dedos na boca: no momento da crise, a força e rigidez do paciente pode machucar os dedos de quem tenta fazer isso!
- Esperar e tentar arejar o ambiente, pois em geral as crises duram poucos minutos. Se a crise demorar mais do que o habitual, transportar o paciente em ambulância e levar imediatamente ao hospital.
Tratamento
Atualmente há uma gama bastante variada de medicamentos que são muito efetivos para controlar as crises convulsivas e epilepsia. O mais importante é ter o conhecimento que a epilepsia pode e deve sempre ser adequadamente tratada, para proteger o indivíduo de ter futuros ataques, o que pode ser fatal se isso ocorrer enquanto dirigindo, atravessando uma rua movimentada, manejando máquinas ou subindo escadas.
Aqui vai um outro recado: convulsão não mata pelo simples fato da crise em si, mas quando esta crise ocorre num local e situação em que possa acontecer um acidente, por causa da perda da consciência ocorrida durante a crise.
Cirurgias
Este tratamento é reservado para casos onde se detecta alguma lesão ou problema anatômico levando às crises, ou em casos de epilepsia de difícil controle, para tentar ajudar o tratamento com remédios.
Dicas valiosas…
… Para quem teve ou tem convulsões / epilepsia:
Independentemente se você ou algum parente seu toma ou não medicamentos contra convulsões, estas pessoas devem ter em mente que são mais sensíveis, mais suscetíveis às alterações elétricas cerebrais, por isso, a seguir, situações que devem ser evitadas:::
..:
1 – evitar situações de infecções prolongadas ou febre; sempre que tiver alguma infecção ou febre, já iniciar seu tratamento;
2 – evitar períodos de jejum prolongado ou pular refeições (procurar sempre fazer refeições intervaladas com pelo menos 3-4 horas);
3 – evitar privação de sono (passar uma noite acordado, trabalho ou lazer por horas e horas sem períodos de descanso);
4 – evitar o uso excessivo de álcool;
5 – evitar ambientes com estímulos luminosos extremos e repetitivos (por exemplo, entrar numa balada, boate ou casa noturna, e ficar na pista de dança olhando diretamente para aquelas luzes piscantes, o tempo todo!!!)
6 – Por último, o mais importante: se tiver epilepsia, procure não esquecer de tomar o medicamento anticonvulsivo. Esta é a principal causa de repetição ou recorrência de crises em pacientes epilépticos.
Todas as situações acima podem ser precipitantes de crises convulsivas, em quem tem maior sensibilidade.
** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, editora do blog iNeuro.com.br.
Minha irmã tem 5 anos e 3 meses ela tem altismo e vem tendo crises convulsivas desde 3 anos ela tomava gardenal e tinha controlado as crises, atualmente ela toma trileptal 7ml ea mtade do comprimido de frisium ela n para de ter convulsão e os remedios n estão funcionando preciso de ajuda minha mãe ta desesperada
patricia Sim eu tenho iplepsia e tomo carbamazepina e qdo to muito ansiosa ai sofro crises convulsivas e qdo chegaminha mestruaçao n sei desde os 15 anos ja isso e caio me machuco mordo a lingua e é muito dificil suportar n aguento mais tb sabe o q devo fazer ???
Boa noite! Vocês têm alguma unidade Ineuro em Brasília /DF?
Eu recomendo a todos que procurem um grupo que existe no Facebook chamado mães da epilepsia misto.
Eu sofri com está doença desde que nasci, já tomei de um tudo pra controlar, o.princopsl motivo e estado de muito nervoso , ficar sem alimentação um dia ou foi, depressão, e eu desde pequena tentava esquecer isto porque todos me criticavam e tinham preconceito, minha técnica foi artes poesia desenho fazer algo que relaxe. E estudar muito. Nunca reprovei e tenho três diplomas univertario, agora trabalhar e difícil. Porque precisa mentir que e saudável, e se acaso tiver no serviço uma crise pode saber dispensam no dia seguinte, eu perdi muito serviços bons por causa desta espada sobre a cabeça. Tomo remédio a vida toda . E agora além de epilepsia tenho a neurocisticercose, e muita dor de cabeça. Por mim podia dar isto bem forte e matar de vez, cansada de quebrar os dentes o braço e dizer foi um acidente.
CONVULSOES ESPORADICAS: Adulto 62 anos com espectro altista iniciou crises covulsivas esporadicas recentemente, nao possui antecedentes nem historico familiar; medicamento de uso continuo somente Neuleptil 4% 15 gotas p/ dormir ja a varios anos .
“Minha vida está de volta !!! Após 7 anos de casamento, minha esposa me deixou com nossos 2 filhos. Senti que minha vida estava para acabar e desmoronar. Graças a um lançador de feitiços chamado Dr Oba, que conheci no Facebook. Em um dia fiel, eu estava navegando na internet, procurando por um bom lançador de feitiços que pudesse resolver meus problemas. Encontrei uma série de testemunhos sobre esse lançador de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu ex-amante de volta, algumas testemunharam que ele restaura o útero, algumas testemunharam que ele pode lançar um feitiço para impedir o divórcio e assim por diante. Eu vi um testemunho em particular, era sobre uma mulher chamada Lana, ela testemunhou sobre como a Dra. Oba trouxe de volta seu ex-amante em menos de 2 dias e no final de seu depoimento ela abandonou o número WhatsApp do Dr.Oba que é +2348151943640 . Depois de ler tudo isso, decidi dar uma chance ao Dr. Oba. Entrei em contato com ele via WhatsApp e expliquei meu problema para ele. Em apenas 2 dias, minha esposa voltou para mim e começou a implorar por perdão. Estamos ainda mais felizes do que antes. O Dr. Oba é realmente um homem talentoso e talentoso e não vou parar de publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso …
Tomo Tam levetiracetam de250mg, de 12 em 12hs. Já tomo, desde janeiro deste ano de 2021. Terça feira, dia 01 de junho do mesmo ano, tive uma crise convulsiva. De terça feira, até hoje, sinto que vou ter outra convulsão. Devo aumentar mais um comprimido?
Tenho 28 anos e tenho epilepsia e convulsões mais faço o tratamento correto mais não é sempre que dá certo . Eu tomo oxcarzepina e latromigina , venho pesquisando cirurgias será que Cura de vez as crises ???
Dr Maramelia eu tive um desmaiou em 2017 no dia 03 de junho só acordei no dia 05 eu estava em sima de uma máquina de um Rolo liso de asfalto assim que eu terminei de comer um bandeco eu desmaiei em tão o médico que me atendeu falou que foi uma crise epiléptica desde esse dia pra cá eu tomo remédio controlado Hidantal de 100 ml tomo caparmazepina de 200 ml duas vezes por dia remédio para dormir é meu corpo passa o sonda frio por favor me ajudem eu vou completar 58 anos dia 07 de junho agora a empresa que eu estava trabalhando de operador de máquinas me demitiram já faz 1 ano é 5 meses é desde fevereiro de 2019 eu nunca conseguir me encosta pelo INSS é nem me aposentar por favor eu quero saber o porque deu está soando frio
Tenho epílepisia desde dos 15 anos tenho 53 agora comecei tomando gardenal mais depois de um certo tempo não controlava minhas crises foi tomando outros até chegar em um medicamento que controla minhas crises hoje tomo,trleptal,hidantal, depakote ER não tenho crises a quase 6snos ando de bicicleta vou a praia tomo banho de Mat trabalho tenho uma vida normal a graças a Deus pois tinha grises Constantine posso dizer que tenho uma vida normal não bebo não fumo tomo meus remédios na hora isso tudo requer disciplina fiz terapia pra poder aceitar essa doença pois cada vez que tinha uma crise estava na rua ou no ônibus era constrangedor
Meu cão deu convulsão mais ele ficou com ceclelas. Ficou sem a visão isso é isso é temporário ou permanente?
Olá! A minha filha teve um ataque epilético quando tinha 9 anos. Ela está tomando depakene ela já vai fazer 12 anos ela não está fazendo o tratamento ainda pois não conseguir ainda 😢. Peço q mi ajudem pois não sei mas a quem recorrer ela toma 2 vezes ao dia. Só conseguir a primeira consulta o retorno não conseguir mas. Ajudem a minha filha por favor.
Olá meu nome é eva tenho uma filha de 21anos engravidou 4 vezes 3 abortos e o 4 nasceu de 7 meses pois ela teve pre eclanpicia desde então ela tem convulsões os médicos disseram que é epelipcia mais nenhum remédio que ela toma faz efeito quando ela passa nervoso ela tem convulsões ontem ela teve 4 em seguidas gostaria de saber mais pra poder ajudar minha filha pois ela esta grávida novamente pois tomava pirula e topiramato e os médicos não avisaram que corta o efeito da pirula
Ola doutora me diagnosticaram com epilepsia a quase 12 anos,tomo o remedio fenobarbital,nesse tempo tive convulsão so uma vez, ocorre o risco de eu ter outros desmaios no decorrer do tempo por causa do medicamento? Como tomo ele a muito tempo, não sei pode acostumar com o nosso organismo
Meu neto teve minigite ao 6 meses ….teve que fazer uma cirurgia na cabeça….ficou na UTI entre a vida é a morte….a médica disse que não iria viver …gracas a Deus ele está comigo …hojevtem 14 anos o ano passado em março de 2020…..teve uma convulsão….olhos aberto….salivando….sem movimento isso por 15 min…..foi ao pronto socorro ……hoje depois de um ano teve nova crise no dia 5 abril de 2021….se bateu muito ….queria se levantar…gritou como se tive-se com dor…..perdeu o movimento da perna….depois de horas no pronto socorro tomando medicamento…foi voltando gradualmente ….mais saiu com tontura e um pouco sem sentir uma das pernas….pode me ajudar ….hoje irei marcar um neuro. O ano passando não consegui marcar a consulta na rede pública. Preciso de uma orientação.
Tantas pessoas pedindo ajuda e a médica não responde !
Sugiro procurar a neurologista Dra. ELZA Yakubian em São Paulo. Ajudou muito minha filha.
Especialista em epilepsia.
Tenho 47 anos venho tendo crise a 4 anos não chego a desmaiar mas tenho direto uma vez por semana perco o sentido tomo hoje oxcarbazepina de 600 duas vezes ao dia e clobazam 10 Mg a noite faz um mês que comecei o clobazam e continuo tendo as crises tem alguma coisa ser feito pra melhorar meu tratamento
Tenho crise des dos 14anos tomava fernobabital mas agora estou tomando carmazepina de 200mg mas mesmo assim mim dar crise tenho 29 anos será que outro medicação eficaz para controlar e não da mais crise?
Vi todos os comentários e por mais que tenha medicamento para as crises elas apenas diminuem a quantidade, e infelizmente não somem. Falo isso porque meu pai de 78 anos tem convulsão parcial complexa ( fiz todos os exames e não mostrou nada). O neuro não sob explicar com exatidão o que causa os sintomas, mas toda vez que ele levanta da cama ele tem, o simples fato de sentar na cama. Hoje ele não anda mais, antes tinha que andar atrás dele por que caia direto. A única forma dele não ter é não levantar da cama (o que é impossível não fazer isso). Atualmente ele toma 1 depakene de 500mg, 3 fenitoína de 100mg e 1 fenobarbital de 100mg. Falo pra vocês que com toda essa medicação ele tem as crises ainda, porém reduziu 80%.
Por favor me ajudem
Meu filho sofria de convulsão estava medicado tinha 18 anos e dormiu bem no outro dia conversou com meu marido e dali 5minutos teve 3 paradas paradas cardiorrespiratórias ficou internado no UTI por 7 dias e teve morte cerebral por favor me ajudem
Olá eu tive 2 convulsões,tive perda de consciência , saliva-va ,na primeira vez eu fiquei pálida e na segunda vez eu fiquei roxa , não me lembro de quase nada,tive falta de apetite,fraqueza,dores no corpo,tonturas e enjoos,e fui diagnosticada com anemia muito forte.
Meu filho tem 14 anos ele nunca teve convulsões e agora apareceu ele foi dormir e deu antes o médico mandou nos dar para ele o clonazepam de 7 gotas acha que foi a dosagem que prejudicou ele
Minha esposa tem 25 anos ela esta grávida de 22 semanas . Ela deu entrada no hospital as 9 da manhã e saiu as 10 h do outro dia .. ela estava com febre alta .
Fiquei acordado a noite toda esperando ela sair .quando chegamos em casa ela foi direto pra cama deitar e eu fiquem acordado e ela dormindo…já era tarde e fui dormir. quando foi 3h da manha acordei assustado . Ela estava de barriga pra baixo toda se tremendo . Fiquei desesperado não sabia oque fazer .. chamei meu sogro e minha sogra imediatamente .. aí ela foi acordando aos poucos com falta de memoria pareceia que ela não me conhecia aí foi voltando a memoria e . Parecia que nada tinha acontecido .. e agora estou com ela de novo no hospital a fazer vários exames.
Resultado teve uma Convulsão? Porque???
MEU irmão dia 31/01/2021
Almoço foi carne de porco e comeu muito.
A noite sentiu mal com dores forte na cabeça, tosse, febre, abdômen e Costa. O Foi ao pronto socorro sintomas Covid-19 exame negativo e mandou ficar em casa 14 dias sem medicação.
Resultado teve uma Convulsão Sozinho em casa se machucou porque foi no banheiro é ele é grandão 2m mais de 100 kge não fala e não consegue abrir a boca, passou em Neuro foi feito uma tomografia e a ressonância feita dia 17/02/2021. E esta aguardando o laudo. Está no Sertão da BA, Região de Irecê BA
Galera, aparentemente a doutora não responde…
Quando eu tive minhas crises, eu entrei num grupo chato ASPE, onde são pessoas que foram diagnosticadas com epilepsia, e esse grupo tem ajudado muito, todas as dúvidas que eu tive eu tirei por lá…E lá tem um dos melhores especialistas sobre o assunto, chamado de Dr Lee…Ele tem um canal no YouTube e quando perguntei a ele sobre o meu caso, ele foi super atencioso e ainda gravou um vídeo no YouTube me respondendo…
Oi Dra meu filho tem 3 anos e 4 meses ,com 2 anos e 4 meses ele começou dar crise ,ele começa martigar revirar o olho e fica todo vermelho
Ele toma 3,5 ml de kepra,2 comprimidos de lamotrigina e 10 ml de cabarmazepina 2 vezes ao dia e mesmo assim não conseguiu controlar as crises dele .
Estou desesperada preciso de ajuda não sei mais o que fazer
Olá pessoal eu tenho câncer cerebral há quatro anos existe muitos tipos de crises convulsivas eu já tive várias de chegar ter 30 crises em um dia e terrível tomei tudo que existe no mercado nunca resolveu então decide tomar o óleo de canabediol foi a único remédio que está resolvendo já faz 4 meses sem crises eu recomendo quem quiser saber mais estou a disposição meu e-mail denise16doia@gmail.com
Bom dia doutora
Eu fiz exames IRM e tudo mais o médico me disse que não sou epilético, mais o estranho é que tenho convulsões só quando consumo um pouco do normal bebidas alcoólicas e não na mesma hora mais sim no dia seguinte , tem como antes da crise começar evitar isso porque a crise não me dá na mesma hora , tenho choques e choques até chegar o momento de acontecer
Obrigado
Tenho 2 Neto que tem crises um de 2 anos que teve deve quando tinha um aninho ele toma depakeme líquido é comprido deve quando comercou até agora janeiro de 2021 ele já deu 10 crises é o de 10 anos também tem crises comercou em março 2020 ele está sentindo crises 4 vezes ao dia 2 vezes a noite é está tomando depakeme comprido 500 mg mais mesmo assim está dando crises 3 a 5 vezes ao dia porque nós estamos perdido não sei mais o que fazer
Tenho 42 anos e a mais de 10 anos tenho crises epilépticas convulsivas, já tomei vários remédios indicados por neurologistas, ( Trileptal 600 mg 12/12 hs. Total 1.200mg por dia, junto com o Rivotril 2 mg ), depois o Trileptal foi substituído pelo lamotrigina, 400 mg por dia 12/12hs. junto também com o Rivotril 2 mg., tenho muita perda de memória, meu cabelo está caindo bastante. Estou com uma cirurgia marcada, então gostaria de saber se após a cirurgia, ainda vou ficar tomando esses remédios e continuar com as minhas crises ?
O lamotrigina pode ser substituído pelo Topiramato ?
Meu irmão tem epilepsia a muitos anos ele tem 28 anos nos sofremos muito com isso ele da a crise qdo consome álcool começou dps de um acidente emuito triste pois as crises dele são horríveis
Dra tenho epilepsia mioclonica juvenil, desde os 11 anos, hj estou com 47 , e tbm crises de ausencia. Mas as crises estavam controladas. Comecei no meu trabalho , exercer funçao de triagem de cartas, que é uma atividade mto repetitiva e apos dois meses nessa funçao estou com as crises totalmente descontroladas, piorei demais. Qual a relaçao nisso?
O diagnostico de descarga epileptiforme isolada generalizada em crianca pode ser tratada com suplementacao de vitamina D e B ou outro tipo?
Boa Tarde tbm preciso de uma resposta de uma ajuda…em 2013 fiz um esforço físico e no momento tive dores fortes subindo pelo pescoço e passando para a nuca….fui levada p Hospital onde vomitei mto ….foi feito todos exames tomografia e ressonância…e nada constou….de lá p cá já tive 5 convulsões mordo a língua faço xixi e não lembro de nada….foram feito novamente outros e exames tomo e ressonância e nada é encontrado …a última convulsão foi nessa quinta feira dia 06/01/2021 estava dormindo ..meu marido percebeu q eu estava babando…me levou juntamente c minha filha p Unimed 24 hs todos exames foram feito e eu tenho saúde perfeita…..pelo amor de Deus alguém me ajuda😪
Fico feliz q não tenho nada mas qual a causa dessas convulsões?
Meu filho desdo primeiro ano de vida que apresenta convulsão quando está com febre,já e a quinta vez que ele apresenta ,é ele está com três anos de idade,fizemos exame nele e acusou que ele tem heteropia cerebral,porém a médica disse que atrapalharia ele desenvolver rápido como as demais criancas,é não passou nenhum remédio pra ele tomar…..
Minha pergunta é, se é normal ele sempre que tiver febre ficar dando convulsão assim…..
Boa tarde,
Minha bebê nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia, fez a correção ao nascer, a dela não é tão grave . Porém 3 dias após colocar a válvula DVP em casa eu percebi ela ausente . Chamava e ela não reagia estáva com 28 dias de vida.
Será que é uma crise de ausência ou pode ser outra coisas
Essa semana, dia 9, faço 23 anos. A epilepsia apareceu aos 13 anos. Hj, dia 3/01/21, foi um dos piores dias da minha vida! Minha crise é a parcial… Onde só perco a consciência. Eu tenho 2 tipos: a parcial simples e complexa. A complexa é quando fiko totalmente inconsciente e acabo dormindo. A parcial “simples” é a q acho mais chata! É onde fiko perdendo a consciência várias vezes ao dia em questão de segundos… Geralmente vejo brilhos, mas muita vezes nem sei explicar oq sinto. N aguento mais! Já tentei tanto remédio, já mudei de clínica, médico… E nd resolve! N consigo mais ter esperança… Só queria sumir desse mundo!
Boa noite, tudo bem?
Tive traumatismo craniano em novembro de 2009. No ano de 2020 tive 2 convulsões. Há relatos de após tanto tempo ter casos assim?
Boa noite
Meu namorado usa carbamazepina estava com dosagem de 600mg ao dia
Mesmo assim convulsionou
Já é a segunda vez
Passamos pelo clínico geral no pronto socorro ele falou da 800 mg ao dia
Se ocorrer novamente
Você dá 800 mg ao dia e no meio do dia dar fenitoína de 100 mg
Gostaria de um auxílio sobre
Esse medicamentos ,se pode conjuminar carbamazepina + fenitoína.
Agradeço desde já
Tomo remédio de eplepsia e tou sentindo crise porque tomo medicação certa . porque isso acontece as crises repetindo
A médica não responde a nem uma pergunta !
Meu filho teve convulsão duas vezes ja ele tem 2 anos e 8 meses .É u gostaria de saber se barulho muito altos afeta nas crises convulsivas?