Convulsão febril: Entenda tudo!

tags: convulsão febril, causas, tratamento, como agir, o que fazer, crises convulsivas febris, criança, primeiros socorros, epilepsia.

Por Maramélia Miranda **

A convulsão febril é um tipo de convulsão generalizada (que acontece com sintomas de perda da consciência da criança, abalos generalizados nos braços e pernas, virada dos olhos para cima e dificuldade de respiração) que costuma durar poucos minutos, sempre em crianças pequenas (de meses a alguns anos de vida), associadas a elevação rápida da temperatura corpórea (febre) devido a alguma infecção, como resposta do cérebro desta criança à condição e à velocidade de elevação da febre.

Mesmo falando e orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise de convulsão febril, que dura pouco tempo, que não é algo muito grave… Mesmo assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem os presencia.

As crises convulsivas febris podem ser simples, quando duram de segundos até 10-15 minutos, e não voltam em um período de 24 horas ou menos. Neste tipo de crise, os abalos costumam ocorrer nos dois lados do corpo e de forma generalizada. As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em um lado do corpo da criança apenas ou recorrem (voltar a acontecer) em menos de 24 horas da primeira, chamamos de convulsão febril complexa, e podem indicar uma evolução mais séria. Entre os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril, o maior deles é, sem dúvida, a idade menor: estas convulsões ocorrem sobretudo em crianças de 6 meses até 3-4 anos. Raramente antes ou após esta faixa de idade. Se houver histórico de familiares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado.

O que fazer durante a convulsão?

A primeira coisa é manter a calma, deitar a criança e apoiar sua cabeça numa superfície macia, virando a cabeça para o lado, para que a saliva ou alguma secreção saia pela boca naturalmente durante o ataque, e não obstrua a sua respiração. Se puder, peça a alguém ou você mesmo conte o tempo que durará a crise. Este é uma importante informação para o médico. E você poderá ficar tão preocupado e desesperado, que nem terá muita noção disso após o acontecido! O tempo de duração da crise é um dos indicadores de maior ou menor gravidade de cada caso.

contar tempo de crise

A duração de uma convulsão febril típica é de alguns minutos. Depois disso, a criança costuma ficar sonolenta e acorda aos poucos. Não recomenda-se colocar os dedos dentro da boca da criança para puxar sua língua, pois esta ação pode levar a lesão dos dedos de quem tentou apenas ajudar.

medir temperatura

É muito importante a mãe, pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível (medir a temperatura com uso do termômetro, no momento do ocorrido), pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre. Esta dúvida não deve existir.

Muito importante: nada de tentar baixar a febre no momento da crise! Tentar dar remédio para febre pela boca da criança durante o ataque pode piorar a situação, causar engasgo ou aspiração, elvando até a pneumonias.

Depois do término da crise, orienta-se ligar para o pediatra, para avisar do ocorrido, em casos de primeira convulsão febril ou quando não se conhece a causa da febre, a ida até o hospital, para um exame médico-pediátrico detalhado, a fim de verificar o que causou a febre (local da infecção), e tratar este foco o quanto antes, se possível.

É preciso fazer uma tomografia ou ressonância magnética do crânio em caso de convulsão febril?

Esta pergunta é muito, muito importante. Sabe-se que, se for convulsão febril, muito, muito raramente haverá a necessidade de exame de tomografia ou ressonância. Inclusive, a prática de pedidos indiscriminados (excessivos) de tomografias do crânio para casos de convulsão febril já foi bastante estudada, e acreditem: crianças com convulsões febris ou traumas de crânio submetidas a tomografias de crânio sem esta necessidade apresentaram, na evolução e reavaliação destas pesquisas, maior incidência de tumores cerebrais e outros tipos de câncer, por causa da sua maior exposição aos raios-X presentes nestes exames.

Portanto, um recado aos pais e familiares da criança com convulsões febris: na grande maioria das vezes (exemplos raros de exceção: meningites com coleções ou abscessos cerebrais), NÃO HÁ A NECESSIDADE DE TOMOGRAFIA OU EXAME DE RESSONÂNCIA NA AVALIAÇÃO DE CONVULSÕES FEBRIS.

Então, quais exames serão os importantes?

O primeiro e mais importante é a documentação da febre com termômetro ainda em casa, seguida pelo bom exame clínico do pediatra, para ver o local do foco da febre (ouvido? garganta? abdominal? outro?), assim direcionando o seu tratamento. Outro exame importante, e que na maioria das vezes vem com resultados normais, é o eletroencefalograma (EEG), feito geralmente depois da fase aguda, em ambulatório. Além destes, exames de sangue, de urina (para detectar infecções urinárias) ou exame de liquor (para examinar se há meningites) podem ser necessários.

O que pode acontecer com uma criança com convulsões febris?

Na maioria das vezes, NADA!!!! Apesar do que se aparenta, este tipo de crise é muito benigno, e a maioria absoluta dos pacientes acometidos não terá nenhuma lesão cerebral, retardo de desenvolvimento, inteligência ou dificuldades de aprendizado. Também é importante dizer: não significa que a criança que tem crises convulsivas febris terá epilepsia. Esta chance é de cerca de 1% (muito pequena).

A maior preocupação dos pais e dos pediatras é se as crises convulsivas febris voltarem mais e mais vezes. Esta recorrência de crises pode acontecer, e é um dos focos do seu tratamento.

Se houver histórico de familiar próximo com convulsões febris, as convulsões vierem com níveis mais baixos de febre ou em idades menores (menores de 15 meses de vida), se a criança tem tendência a ter febre frequentemente ou com níveis mais altos, ou o período entre o começo da febre e a crise convulsiva for mais curto, a chance de novas crises são maiores.

Medicamentos

Os antiepilépticos convencionais, como ácido valpróico, carbamazepina, oxcarbazepina ou fenobarbital, são os mais usados como preventivos, em casos selecionados.

Na ocorrência do início da febre, em crianças que já tiveram convulsões febris, é importante tratar prontamente a elevação da temperatura com antitérmicos usuais (paracetamol, dipirona ou ibuprofeno).

O uso de diazepan via retal, clonazepan sublingual ou lorazepan oral, como medicamentos anti-convulsões, usados para abortar possíveis ataques, quando há febre documentada em crianças mais sensíveis à recorrência das convulsões febris, podem ser prescritos pelo pediatra e/ou neuropediatra.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, editora do blog iNeuro.com.br.

299 thoughts on “Convulsão febril: Entenda tudo!”

  1. Quando o histórico de convulsão febril na infância tenha acarretado algum tipo de lesão cerebral, pode depois dos 40 ou 50 anos, causar alguma limitação pelo inicio da senilidade do organismo, similar ao que se lê em laudos de exame de imagem: “condição do órgão compatível com a idade”! Obrigado pela atenção e oportunidade das pessoas terem acesso a informações técnicas numa linguagem coloquial, compreensiva!

  2. Olá
    Minha filha teve duas convulsões quando tinha 10 meses e 1 ano.
    Foi detectado só uma infecção urinária.
    Tem alguma chance dela ter dinovo.?

    Sou mãe de 1° viagem🤦‍♀️

  3. Olá!
    Excelente explicação. Eu tive convulsão febril quando era criança. Desmaiei na praia, em casa e outros lugares… sempre que tinha febre alta! Minha mãe disse que me dava Novalgina para baixar a febre e evitar a convulsão. Hoje estou com 36 anos e não tenho sequelas, graças a Deus. Coincidência ou não.. estou cursando mestrado em neurociência.
    Boa sorte e abraços para todos!!!

  4. Minha filha teve convulsao desde 9 meses sempre que dava febre nem era alta era em torno de 37grs fez muitos exames pois o medico falava aue poderia romper uma veia do cerebro,ela tomou durante 5 anos gardenal mas mesmo assim tinha as crises,quando ela completou 6 anos as. Rises pararam hj el tem 20 anos e uma filha de 15 meses que teve sua primeira convulsao febril e eu estava com minha neta graças a Deus sei como lidar com a situacao e creio que sera igual a mae dela . ja esta marcada consulta para vereficar. Naonfoi fácil lidar com isso durante 6 anos com minha filha,agora vou lidar novamente com minha neta. So Deus pra me dar forças.

  5. Minha filha começou ter convulsão febril desde os 3 meses..agora ela tem 5 anos…sempre que tem febre alta ela convulsiona….ela delira também…A última vez foi dias atrás..teve ela ao hospital..passaram Dipirona é dexametaxona….mais ela demorou 3 horas pra voltar o sentido…É grave quando demora tanto tempo?.

  6. Muito explicativo o texto.
    Eu não sou da área da saúde, mas já li muito texto de especialistas q afirmam q a febre age como reforço no combate de vírus e bactérias.
    Se a convulsão não trás prejuízo, então pq baixar q febre com medicamentos?

  7. Minha filha convulsionou 1x com febre alta… Estava sendo monitorada, após 2 episódios de febre (segundo médica viral), estava medicada com remédios intercalados (paracetamol e dipirona) e em menos de 3horas a febre retornou muito rápido, onde convulsionou! Foi assustador, sensação de impotência, perda! Muito triste!!!! Após consulta com neuropediatra foi dado o fenobarbital (gardenal) 30 gotas por dia… porém notei que minha filha ficou muito sonolenta, pernas bambas (caindo muito) …repassei para o neuropediatra, o mesmo pediu que fosse fracionada a dose em dois momentos do dia (manhã e noite). Solicitei encaminhamento para outro neuropediatra (SUS) no hospital, onde refizemos o eletro na cabeça e o mesmo deu alterado novamente, logo foi mantido o fenobarbital e em Março teremos a revisão. Obs: o neuropediatra disse para mantermos a medicação por 2 anos e após se não for mais necessário o uso do mesmo, será retirado gradualmente, aos poucos.

  8. Minha filha teve convulsão com pouco mais de um ano. Ela teve no total 3 convulsões com febre cerca de 37 graus. Ela tem 5 anos e desde os 2 anos faz tratamento com Depakene. Agora o médico está tirando o remédio aos poucos. Minha dúvida é como ela já teve febre e com a medicação e não convulsionou mas agora sem o remédio e após o tratamento existe essa possibilidade?

  9. Meu filho fez 5 anos em 4/09/19, teve o primeiro episódio de convulsão febril aos 8 meses,o segundo aos 2 anos e o terceiro ateontem 28/09/19 com 5 anos e 24 dias…os dois primeiros a febre estava em 39.9… 40 (garganta), o último em 38 (segundo pediatra Da urgência ouvido), fomos encaminhadas ao neuro… estou to preocupada

  10. Bom dia,

    Me tire um duvida, meu menino tem 1 ano e 9 meses… A Neuro passou pra ele tomar 50 gotas a noite, isso tem que ser diluido em água?

  11. Meu filho teve com.7 meses depois com 2 anos depois com.4 anos graças a Deus tá com 11 anos não.deu mais sempre fico.muito preocupada quando ele está com.febre

  12. Olá, meu nome é Adrielly, meu filho começou a convulsionar com 1 ano e meio ele já teve quatro crise de convulsões com a que teve hoje, ele vai completar 2 anos dia 22. Já fiz tomografia e não deu nada, a médica mandou eu esperar até 5 anos para dar o laudo se ele tem epilepsia, ele não convulciona quando eu do o gardrnal, mais é tão ruim esse remédio tbm, ele fica molinho, eu fico desesperada com crises de convulsão, entro em desespero e corro para emergência.. a convulsão pode alterar o tamanho do cérebro dele? Quero saber também se quando uma criança tem uma convulsão, sempre tem a segunda é a terceira..

  13. Recomendo vocês a verificar qual a temperatura normal dos seus filhos.
    Meu bebê têm convulsão febril. 35 é a temperatura normal dele a pediatra dele me disse para dar um banho frio quando já estiver com 37 de temperatura e dá o remédio que ela receitou que é anti-inflamatório, analgésico e antitérmico é que qualquer inflamação pôr menor seja dá febre e vêm a convulsão,
    eu não espero a febre almenta de 37,5 molho fraldas ponho na cabeça no peito e monitoro com termômetro até o remédio fazer efeito.
    Ontem ele quase convulsiona está nascendo dois dentes de leite ao mesmo tempo e a febre vêm e tenho que agir rápido.

  14. Se ninguém responde aos questionamentos aqui expostos, por que e pra que colocaram essa janela para comentários?

  15. Porque uma crianca tem convulsao so com 37 de febre? Caso do meu filho tem 3 anos

  16. Minha filha teve uma convulsão febril pela primeira vez. Ela tem 1 ano e 4 meses.. a convulsão durou cerca de 3 minutos. Foi encaminhada ao PS e deram Dipirona. Que passou a febre.. . Mas não foi dado nenhum diagnóstico de infecção. Será que é
    normal??? A febre pode ocorrer dos dentes de trás que estão nascendo???

  17. Minha filha teve a 1 convulsão febril 10 de maio corri pro pronto Socorro, mais passou muito rapido mais levei um mega susto .
    Agora dia 26/09 ele teve uma 2 convulsão febril fez todos os exames inclusive a tomografia mais nao deu nada os exames tudo ok como devo agir nessa situação?
    Levei ela por conta em um neuro que eu acho que nao era neuropediatra ele pediu uns exames e receitou gardenal pra ela , mais eu nao vou dar ela so teve convulsão perante a febre ela nao tem nenhum tipi de problemas neurológicos!!! Me ajudem oque devo fazer estou muito preocupada

  18. Ola, meu filho teve a primeira crise com 4 meses, estava sem febre, apos teve mais 5 crises todas em episódios de febre a mais recente foi agora aos 8 meses, desde a segunda crise ele esta tomando o fenobarbital, mas mesmo assim continua tendo crises, já fez 3 eletros um extendido de 12 horas, todos normais, ressonância e tomografia tbm normais, agora nos episódios de febre a neuro receitou tbm o rivotril, estou muito preocupada pela pouca idade dele e pela fama do remédio, qual a previsão para que ele pare de ter essas crises? ele pode se tornar epiletico por isso?

  19. Eu nome é Cristina meu filho não é sempre mas já tem 4 vezes que ele dá convulsão febril febre na abaixa ontem mesmo teve convulsão lei ao hospital fez exames e não deu nada o que devo fazer essas convulsão ele teve uma 3 a outra 4r a outra agora com 5 anos só quando está com febre não é direto mim dá uma solução do que fazer

  20. Oi meu nome é miriaides,tenho uma filha de um ano e seis meses.Estou muito preocupada,quando minha filha estava dormindo percebi que ela estava com os olhos virando e se batendo,devido uma convulsão febril.No que ela estava dormindo a febre almentou e eu não vi,fazendo com que ela tivesse essa convulsão.Gostaria de saber se minha filha corre o risco de ter outras convulsão eo que devo fazer para que isso não aconteça de novo.Eu só tenho ela,ela é tudo que eu tenho em minha vida e tenho muito medo de perde_la.Por favor mim der umas orientação do que eu possa fazer para que isso não aconteça.

  21. oi meu nome é juliana meu filho mas novo de 3 anos teve uma convulçao febril pela primeira vez. fiquei desesperada meu marido levou ele na mesma hora pro hospital. la ele tomou dipirona na veia e dormiu bastante , os medicos nem se que fizeram um exame pra saber o que causou a febre. vou voltar hj para o hospital pois ele esta com cançaso no corpo e dis que as costas e o peito doi. dessa ves vou exigir que o medico faça exame nele pra ver o que fa ocasionando a febre e passar algum medicamento. gostaria de saber se essas crises podem se repetir e o que eu devo fazer se voltar a acontecer?

  22. Oi meu nome é Cleonice e tenho uma filha de 3 anos. Quando ela tava com 2 anos ela teve convulsão com 37.5 fiquei desesperada e a socorri na emergência. Consultei ela com a pediatra, fiz todos os exames e fiz o ECG, e graças a Deus não deu nada. Mais esse ano ela teve outra convulsão febril com a mesma temperatura da primeira, e eu a levei ao neuro e ele falou que não iria passar medicação para ela pq qualquer criança pode ter. Mais eu percebi que depois dessas convulsões a garganta dela fica de um jeito que ela não consegue nem comer. Mais com as explicações que o neuro me deu e com as suas fico muito mais aliviada, mais atenta.

  23. Oi Boa noite tenho um filho de 6 anos ele deu a primeira convulsão com 3 anos estava com febre de 39 e agora com seis anos deu novamente já fiz vários eletr e nunca dar nada, as duas vezes estava com febre altíssima, mim ajudem eu só falto e morrer de desespero.levo para o pronto Socorro e ele sempre estava com uma inflação(sinusite ou garganta)Mim ajude

  24. Boa noite.
    Minha filha tem 7 anos e em Janeiro teve uma convulsão, ela estava tomando o Astro 1200 mg. No terceiro dia em que estava tomando esta medicação ela teve a convulsão. Depois desse ocorrido, em abril ela teve convulsão e ela estava com 37,5 de temperatura. Ela começou a fazer o tratamento com o Depakene. Eu tenho medo que mesmo com a medicação (depakene )quando ela estiver um quadro de febre tenha outra convulsão. Isso pode ocorrer? Por favor me responda estou muito angustiada

  25. Quais os sintomas que a pessoa sente antes e depois de uma crise de ausencia?E possivel continuar tento essas crises por causa da sequela da cicatriz da cirurgia? Pois tive sem febre convulsao grosseira meia que dormindo,nao sei se virava os olhos,mas n piscava,me retorcia toda,ia fazer exame de urina tinha feito tudo na maca.Depois que tomei mais duas doses de diazepan Iv convulcionei mais ainda.O que pode ser?Estou confusa.Agradeço se puder me explicar.Obrigada!!

  26. Oi minha menina tem 3 ano ja deu tres ves convucao febril.

  27. Boa Noite. Tenhos 3filhas Gemelares e todas ja tiveram(convulsões) Febril. Por favor mi orientem e desesparada.Obrigada Danielli dos santos Cidade de(Xambioa-TO)

  28. Olá… Tenho um filho de 2 anos e 5 meses a primeira convulsão dele foi com 8 meses corremos com ele para o hospital foi um Desespero. E sempre q ele tem 37 de febre por alguma infecção ele dá a convulsão.
    Levei no neuro pediátra fez um eletroencefalograma deu 2 alterações. O neuro passou gardenal 34 gotas e passou uma tomografia q aí da não fiz a tumografia nele tô aguardando a carência do plano de saúde. Mais graças a Deus já tem 2 meses q ele está tomando gardenal já teve febre e não teve crise convulsiva. Eu entreguei nas mãos de Deus eu creio q a vitória já é minha. Doutora por favor se a senhora poder me responder se a tumografia é necessária eu agradeço.

  29. Oi meu nome e Stefany, meu filho que hoje esta com 3 anos e meio já teve 5 crises de convulsão febril, o neuropediatra chegou a indicar depakene onde não segurou a crise e voltou a dar novamente então o neuro indicou o Gardenal, mais todas as crises eram por infecçção de garganta, então fizemos acompanhamento com otorrino onde indicou a ele a cirurgia para retirar as amídalas e graças a Deus já tem mais de 1 ano que ele nunca mais deu outra crise, sempre que fica resfriado fica com febre baixa que não ultrapassa de 37,5 logo medico e a febre abaixa, então super indico que faça a cirurgia se o seu filho sempre tem amidalite constante pois a febre sempre e muita alta e muito dificil de ceder !

  30. crianças que tem convulsão de febre o remédio de febre tem que ser sempre dipirona (novalgina) único remédio que ajuda abaixar a febre alta. Dr João Pedro camara Toledo PR médico neunatal da UTI do hospital a mais 25 anos médico da UTI único remedico que e dado para as crianças de risco da UTI….Depois que fiz uso da novalgina meu filho não teve mais convulsão, quando vejo que vai dar febre já dou nunca mais teve convulsão…Pediatras não recomendam novalgina e sim paracetamol e outros.

  31. Meu filho Gabriel tem 2 anos e 11 meses teve sua primeira convulsão febril aos 7 meses fizemos eletroencefalograma começou a tomar gardenal depois de 7 meses deu denovo e mudamos o medicamento para valproato de sodio foram 2 longos anos de tratamento e atenção cuidando ficando em alerta para não deixar febre subir etc parei de trabalhar e me dediquei somente a ele e claro muitas campanhas na igreja e pedindo muito a deus pelo milagre a 2 semanas fomos ao medico novamente para fazer o exame e não deu nada agora voltaremos a neuro para ela dar o diagnostico proficional pois deus curou meu filho, creiam em deus os medicos estão ai ajudam muito mas nos temos os medicos dos medicos olhando por nos la de cima é só pedir e crer e o Senhor jesus entra com a providencia..
    super feliz e agradecida.

  32. Oi tenho uma filha de 6 anos ,com 1 ano de idade ela deve a primeira convulsão com2 e3 ela teve também aí ela vez uso do depake aí não deve mas crise mas agora com6 anos ela deve de novo ,vc acha que ela deve voltar a tomar o depake de novo
    Ela tem as crises com febre todas as vezes foi por causa da garganta inflamada

  33. Ola sou a Quezia minha filha tem 2 anos e 7 meses e teve 3 convulsões febris em nível baixo. 3.7….Segundo Os médicos ela tem limiar baixo. ( QUERO ENTENDER MAIS). PORÉM ENTRETANTO SABEMOS QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM SABER COMO FICA O CÉREBRO DE NOSSA CRIANÇA E COMO SERÁ O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E TAMBÉM SOCIAL.

  34. Eu tenho 52 anos des de 1892 eu passo por este problema eu preciso de uma ajuda so azulejista pedreiro completo não tenho vicio algum mais cempre sofro com essas crise se puder me ajude fico grato

  35. Oiiii Dra….
    Eu tenho um irmão de 11 anos, ele teve 5 convulsões quando era bebê até 3 anos de idade.
    Ele está até hoje sendo acompanhado por um médico que deu remédio para ele, e depois retirou e graças a Deus não deu mais….. Mas outro médico pediu um eletro e deu um alteração… O que pode ser?
    Ele passou minha mãe para falar com um cirurgião… E ficamos preocupadas

    Aguardo resposta!
    Desde já agradeço

  36. Boa tarde, doutora! Tenho uma criança de 10 anos, e ela é especial; às vezes ela tem convulsão.Gostei muito da explicação sobre o tema!

  37. Boa tarde meu filho tem dois anos e seis meses, sua primeira crise foi com 8 meses, e ate hoje ja foram cinco convulsoes febris. Gostaria de saber se mesmo meu filho tomando cabarmazepina ele pode da essas crise convulsiva febril?? Esse medicamento deixa a criança dopada? Tem apenas dois dias que ele começou a tomar, tenho medo, me oriente por favor!!!

  38. Boa noite Dra. Gostei muito de ler e entender um pouco sobre convulsões coisas que me preocupa muito quando meu filho está com febre.
    Inclusive hoje estou no pronto Socorro e ele com febre pedi para técnica verificar a temperatura dele e disse a ela que eu tinha muito medo de convulsões. Ela me respo deu que isso é impossível de acontecer sei que isso talvez seja estudos feitos e comprovados mas sabemos que nosso corpo está em constantes mudanças.
    Resolvi da uma pesquisada quando vi um depoimento de uma Mae onde o filho que tem 17 anos sempre tem convulsões.
    Eu sou muito setica, quando meu filho está com febre já médico não deixo ela evoluir.

  39. Olá , estou com minha filha de 3 anos e 9 meses hospitalizada há mais de dois meses devido um derrame pleural ” pneumonia”, ela passou por duas cirurgias , tivemos alta da UTI mas no dia seguinte ela ficou com febre e deu confusão , isso faz uns 15 dias e até hoje ela não consegui falar normalmente, no começo pensei que fosse perda de memória mas vejo ela tentando falar as coisas mas embola a língua, o médico dela falou que nao é por conta da confusão mas o susto que ela ficou . Não sei oq fazer , isso é normal ? Ela vai voltar a conversar como antes ?

  40. Olá , sou a tannizy e estou com minha filha de 3 anos e 9 meses hospitalizada há mais de dois meses devido um derrame pleural ” pneumonia”, ela passou por duas cirurgias , tivemos alta da UTI mas no dia seguinte ela ficou com febre e deu confusão , isso faz uns 15 dias e até hoje ela não consegui falar normalmente, no começo pensei que fosse perda de memória mas vejo ela tentando falar as coisas mas embola a língua, o médico dela falou que nao é por conta da confusão mas o susto que ela ficou . Não sei oq fazer , isso é normal ? Ela vai voltar a conversar como antes ?

  41. Olá mel filho tevi 3 comvuçao com febre ele está tomando gardenal o neuro mando suspender quando suspendie dia seguinte deu a comvuçao novamente a pediatra mando toma o remédio novamente a ter i pro neuro ele tem 1 ano2 mesis

  42. Oi bom dia não sei o q fazer minha filha tem 2anos e 8 meses teve três convulsoes8 febris em intervalo de três meses.. já passei ela no neuro já fiz o eletroesefalograma, e n deu nada no resultado, sempre q ela tem esses crises levo ela p o o ponto Socorro faz exames e n da nada nos resultados, estou muito desesperada pós n sei o q tá causando esses crises…

  43. Oi boa noite eu dou Maria tenho um filho de17 anos que toda vez que tem uma infecção de garganta da febre e logo da á convulsao isso desde pequeno.

  44. ola me chamo tenho um filha de 2e 10 meses ela teve sua primara convulsao febria po ums 10 minutos qual a causa desse simtomas fiquei muito apavorado pois foi a primeira vez que aconteçe com minha filha o que devo fazer para nao acontecer de novo

  45. Boa noite.
    Sou Juliana e meu filho teve convulsão febril. Ele ficou com olhos parados, sem respirar por 5 minutos ouve liberação de fezes e urina, isso já ocorreu por duas vezes em tempos diferentes. Levamos ao hospital e nem os médicos solberam o que fazer. A criança foi trasferido para outro pronto atendimento.
    Poderia me responder? Como eu faço neste caso com outra criança?

  46. Olá; meu filho teve convulsao com 2 anos;
    Agora com 2 anos e 4 meses, teve novamente; fico muito nervosa de passar mal; caso acontecer, devo correr para o hospital ou devo esperar a convulsão passar? Fico com medo de perder meu filho; a convulsão febril pode matar? devo levar ele no neuro ou no otorrino? levei ele no Pediatra, e o pediatra falou que ele é alérgico a leite, ovo, tomate, corante, etc; o que devo fazer? já não durmo mais, com medo de acontecer alguma coisa; não sei o que fazer; estou sustentada pelo senhor

  47. Olá,
    Em uma manhã meu filho de 2anos teve uma convulsão com 37,5 de febre, durou cerca de 1minuto. Durante a crise ficou com o corpo rígido, tremendo, piscando..ficou desacordado e voltou aos poucos, levamos à emergencia, foi medicado para febre e fez tomografia sedado pois ele fica com medo de ficar naquele aparelho. Semana seguinte, um dia após levar o resultado da tomografia para a neuropediatra, ele teve outra crise também em uma manhã, e da mesma maneira que a primeira e com a mesma duração mas NÃO estava com febre nenhuma. Levamos à emergencia e pouco mais de uma hora que estávamos la teve outra crise, mais curta, mas da mesma maneira.. Aplicaram o gardenal e mais outros dois remédios que não sei o nome para acabar com as crises.. está internado a dois dias.. no hospital começou a tomar o depakene sob orientação da neuro.. Mas me assusta ele está tão molinho..sem equilíbrio.. não conseguindo ficar em pé sozinho.. dormindo tanto assim..
    Quando ele acorda, quer andar mas não consegue fazer isso só.. temos que segurá-lo. Ele reconhece tudo, todos e fala normalmente..mesmo estando “grogue” como um bêbado.. Mas a neuro disse que ele está assim devido aos remédios muito fortes que teve que tomar, e que ele vai voltar ao normal assim que o organismo for aceitando a medicação. É isso mesmo? Prq será esta convulsão sem febre?? A neuro disse que vai pedir um eletro na proxima semana, pois os medicamentos podem interferir no resultado.. É isso mesmo??
    Obrigado.

  48. Oii; sou maria, tenho um filho de 3 anos; ele teve convulsao 3 vezes, parou todas essas 3 vezes, ele parou no hospital, e so tomava remedio na veia, e ele varia muito, me pedindo coisas e brinquedos; ele acorda assustado. Gostaria de saber o que fazer quando ocorrer novamente. Obrigada!!

  49. Oi boa noite MEU NOME É MARIA EU TENHO UM FILHO DE 2 anos e meio. Ele teve convulcao 3 veses tudo por causa da febre ele ja parou no hospital varias veses e deram a dipirona na veia. Só que ele vareia muito sempre quando dorme ele varia pedindo coisas pra ele e com coisas que nao existem eu fico desesperada nao sei o que faser porfavor eu peco ajuda pois so tenho um filho e sou muito nova. O que devo fazer quando ocorrer isso novamente? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *