Amnésia Global Transitória

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Nov 2024. 

Tags: Amnésia lacunar; Amnésia global transitória; amnésia transitória; perda de memória repentina; amnésia repentina.

 

 

O que é Amnésia Global Transitória??? 

É um quadro neurológico onde ocorre uma súbita perda da memória e da orientação temporal e/ou espacial. O sintoma principal é a pessoa ficar, de repente, desorientada, confusa, sem saber onde está ou o que está fazendo.

Os maiores fatores de risco conhecidos para a amnésia global transitória são a idade, geralmente ocorrendo em maiores de 50 anos, a ocorrência de episódios de estresse ou esforço físico antes do evento, e é comum acontecer em pessoas com histórico de enxaqueca.

Sintomas

Durante o episódio de amnésia global transitória (AGT), o sintoma principal é a pessoa geralmente não saber onde está, ou onde estava, o que estava fazendo ou qual atividade iria fazer; os sintomas começam de forma súbita, e muitas vezes a pessoa afetada fica fazendo perguntas de forma repetitiva, esquecendo, no minuto seguinte, o que acabou de falar. Uma coisa interessante: na AGT o paciente permanece com a linguagem, a coordenação, a fala e a força muscular totalmente normais.

A falha acontece apenas na habilidade de guardar novas memórias ou de recordar fatos da memória recente. Não há alteração na autopercepção, de quem são ou das pessoas que conhece, apenas uma alteração da memória em relação aos fatos ou lugares, ou até algumas pessoas conhecidas, na maioria das vezes levando a questionamentos e intensa preocupação de como é que pode estar acontecendo aquela falha da memória de forma tão estranha e repentina.

O quadro costuma durar algumas horas, e há uma recuperação gradual e lenta, quase nunca ultrapassando 24 horas.

Durante o episódio, o ideal é que haja alguém da família ou amigos que testemunhem os fatos ocorridos, para que depois possa ser caracterizado o evento como sendo AGT, uma vez que os pacientes não irão se lembrar dos fatos, das falas, do que aconteceu… Naquele período de algumas horas.

Quando o episódio de AGT termina, o paciente geralmente não se lembra de nada do que aconteceu, e não consegue recuperar algumas memórias de horas antes do início do quadro. Muitos pacientes podem começar a relembrar fatos pontuais, em forma de “flashes”, algumas coisas do evento, sendo extremamente raro a pessoa acometida voltar a se lembrar de tudo do ocorrido.

Fatores de risco

Um dos fatores de risco mais recentemente relacionados à AGT é a insuficiência venosa jugular, condição onde há um retorno do sangue pelas veias jugulares, em direção contrária do seu fluxo habitual, ocasionando ingurgitamento da circulação venosa no cérebro, e sendo esta fisiopatologia a causadora de edema e da falha dos mecanismos de memória nas regiões temporais, mais especificamente dos hipocampos.

Nesta linha de fisiopatologia, a ocorrência de crises de AGT relacionadas a grande estresse, brigas, discussões, esforços físicos, durante ou após realização de academia, atividade física ou relação sexual, atividades físicas em geral, pegar muito peso, crises de diarréia, ou de constipação, crises de vômitos recorrentes, ou seja, todas estas condições onde o nosso organismo responde com um aumento da pressão intra-abdominal, a chamada manobra de Valsalva, tem sido fatores bastante correlacionados à AGT nos últimos anos.

O maior estudo retrospectivo com pacientes com AGT foi publicado em 2020, na revista JAMA Neurology, por um grupo de neurologistas da Mayo Clinic de Rochester, nos EUA, e identificou a presença de enxaqueca e de episódios de AGT em idade mais jovem como possíveis fatores de risco para recorrência das crises na população estudada, de 1044 casos de AGT. 

Como é feito o diagnóstico? 

Para o correto diagnóstico da AGT, é necessário, portanto, haver:

  • Perda temporária da memória, presenciada por uma testemunha, durando algumas horas; 
  • Cognição normal (habilidade de reconhecer objetos pessoais, dirigir carro, ou seguir comandos simples, por exemplo);
  • Identidade pessoal e reconhecimento de pessoas conhecidas e familiares intacta, apesar da perda aguda da memória;
  • Ausência de sinais indicando uma lesão particular no cérebro, como, por exemplo, fraqueza em algum membro do corpo, boca torta, fala enrolada, dormências, movimentos involuntários ou déficit de linguagem;
  • Duração do evento não mais do que 24 horas, sempre com retorno gradual da memória;
  • Não haver epilepsia, traumatismo craniano ou crise convulsiva durante o episódio, mesmo que com crises do tipo parcial ou tipo ausência (disperceptivas).

A AGT é uma condição que não costuma deixar nenhuma sequela ou alteração na memória dos pacientes, após o término dos sintomas. Estes dados são fundamentais para tranquilizar os pacientes e suas famílias.

Exames complementares

Os testes diagnósticos a serem realizados incluem exames para investigar um possível AVC ou episódio epiléptico: tomografia e/ou ressonância magnética da cabeça, angiorressonância da cabeça, triagem para fatores de risco cardio e cerebrovasculares, e um eletroencefalograma (EEG) para descartar doença ou episódio de origem epileptogênica. É importante a investigação de fatores psicossomáticos e transtornos psiquiátricos associados, que costumam se relacionar à ocorrência de AGT.

A pesquisa de insuficiência venosa crônica, através do ultrassom venoso cervical para avaliar as veias jugulares, consegue diagnosticar se há insuficiência venosa.

Tratamento

Na fase aguda, na hora dos sintomas de alteração da memória e orientação, não há tratamento específico, apenas resguardar e tranquilizar o paciente para que não faça nada “errado”, sem perceber. Geralmente a recuperação ocorre ao longo das horas subsequentes ao início do quadro. Após a análise dos exames complementares, a terapia é direcionada conforme a possível causa, se esta foi de alguma forma identificada: na possível etiologia vascular, costuma-se prescrever antiagregantes plaquetários; caso seja um episódio com suspeita de evento epiléptico, indica-se o uso de anticonvulsivantes.

Casos relacionados a transtornos psicológicos / psiquiátricos costumam responder bem ao tratamento das comorbidades psiquiátricas associadas. Em situações onde é feito o diagnóstico de insuficiência venosa crônica, medidas para evitar a ocorrência deste refluxo jugular podem ser realizadas (tratamento de constipação, evitar treinos com mudanças súbitas de intensidade física, treinamentos em crescendo, etc…).

LINKS

Morris et al. Factors Associated With Risk of Recurrent Transient Global Amnesia. JAMA Neurology 2020. 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista da UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

187 thoughts on “Amnésia Global Transitória”

  1. Olá.
    Meu nome é Silvana Navarro, sou mãe de uma adolescente de 15 anos.
    De duas semanas pra cá, percebo que em alguns momentos ela se esquece completamente do ocorrido, apaga da memória.
    O que devo fazer? Marcar uma consulta com o neurologista. Isso pode ser grave?

  2. camila, acho que não, pois a AGT não costuma se manifestar com lapsos de memórias de tanto tempo. as características da sua alteração de memória são de outro tipo. deve procurar um neuro e levar alguém que tenha testemunhado exatamente os momentos em que ficou “fora do ar”. não me parece, pelo seu relato, ter sido AGT.

  3. Tenho 16 anos, e desde que me recordo tenho alguns problemas de memoria, como por exemplo ir ao quarto e me esquecer que fui pegar, mas nada muito grave ou que realmente me atrapalhasse. Mas nessa semana, que foi muito estressante para mim, aconteceu que no sabado cheguei em casa muito cansada e dormir por mais ou menos 2 horas, quando acordei nao me lembrava do que tinha acontecido nos últimos 10 messes, como de pessoas que conheci e mudanças na minha casa,só comecei a lembra das coisas 1 horas depois enquanto conversava com minha mae e fui me lembrar de “tudo” so umas 4h depois de ter acordado. Minhas lembranças do momento em que tinha esquecido as coisas ainda sao vagas só sei o que me contaram. O que tive foi amnesia global transitoria?

  4. Sofri uma tentativa de sequestro, junto com minha mulher, na noite de domingo, e minha memória “apagou” no período do almoço do mesmo dia até o dia seguinte ao ocorrido. Minha mulher levou-me ao Hospital na segunda feira, pois eu apresentava TODOS os sintomas descritos no inicio do texto. O médico neurologista que me atendeu prescreveu uma tomografia do cérebro, após submeter-me a testes clássicos também descritos na inicial , justificando (CID) o pedido como AVC. O exame da tomografia o levou a diagnosticar o AGT, RIGOROSAMENTE igual ao que foi descrito no texto acima. Agradeço a vocês pela precisão na descrição desse mal, porque vivenciei tudo o que descreveram e, o mais importante, agora eu e minha família ficamos tranquilos com o resultado e as (não) sequelas desse mal.

  5. silvana, se sua amnesia durou poucos minutos, se a confusão foi rápida, não deve ter sido AGT, pode ter sido outra coisa. fique tranquila, se possivel leve alguem que presenciou o ocorrido com vc na sua consulta com o neuro ou a neuro. a testemunha de tudo o que aconteceu será a pessoa mais importante a contar o historico dos fatos. abs e good luck!

  6. ENTREI NESTE SITE ,PORQUE ACABOU DE ACONTECER ISSO COMIGO ,EU ESTAVA NA SALA CHOVIA LÁ FORA MEU NAMORADO ESTAVA MASSAGEANDO MEUS PÉS E DE OLHO NO SITE DE CARROS NO MEU COMPUTADOR DERREPENTE APAGUEI ,ELE DISSE QUE EU LEVANTEI ABRI A GELADEIRA E PERGUNTEI PORQUE TINHA UM OVO DE PÁSCOA DENTRO DA MINHA GELADEIRA FUI ATÉ O MEU GUARTO E ABRI AS GAVETAS NÃO TINHA NADA NELAS FIQUEI APAVORADA ,O PIOR QUE ELE SE ASSUSTOU FOI PROCURAR MEU IRMÃO QUE ATÉ NAÕ LEVOU ELE A SÉRIO E DISSE ELA ESTA BRINCANDO COM VC ,TALVES ELE DISSE ISSO PORQUE EU FIS TEATRO Á MTOS ANOS ATRÁS , DAI MEU NAMORADO ME DEIXANDO SOZINHA,TUDO FOI COMO UM SONHO COMIGO,LIGUEI P MEU NAMORADO QUE JÁ NAÕ ESTAVA EM CASA ELE ESTAVA NERVOSO E ME DISSE OQUE EU FIZ, PENSEI QUE MORRI E ALGUEM TIROU AS ROUPAS DE MINHA GAVETA ,O FATO É QUE CAIU OS FERRINHOS DE MINHA GAVETA E MEU IRMÃO MANDOU EU ESVASIAR MINHA GAVETAS P ELE ARRUMAR MAS EU NÃO LEMBRAVA FICAVA NERVOSA SEM SABER OQUE ESTAVA ACONTECENDO TRANSITEI PELA CASA ANDEI PELOS CORREDORES DE MINHA CASA SEM ME LEMBRAR DE MOMENTOS ATRÁS ,ME LEMBRO DE ONTEM MAS NAÕ ME LEMBRO AINDA DE HORAS ATRÁS ,CHEGUEI ATÉ PENSAR QUE EU DORMI E VIREI SONAMBULA E FOI ASSIM QUE EST AGORA NESTE SITE PEDINDO AJUDA AMANHÃ SE DEUS QUIZER VOU PROCURAR UM MÉDICO ,ESTA PAG MOSTROU P MIM QUE ISSO ACONTECEU COM OUTRAS PESSOAS E QUE NÃO É NADA GRAVE FIQUEI MAIS TRANGUILA VALEU.BOA NOITE.

  7. marcele, deve ter sido… digo assim porque a AGT vem, e depois passa. Se sua sogra ainda está com isso, não deve ser AGT… se já está recuperando-se, mantendo apenas a amnésia pelo período de horas do ocorrido, deve ter sido uma AGT. a história que vc relata é bem sugestiva.

  8. Minha sogra, 65 anos, teve ontem uma súbita perda de memória, após uma situação de estresse (discussão). Ele se lembra de todos os vizinhos, filhos, netos e marido, mas não consegue se lembrar de ter tomado banho ou ter tomado o remédio ou de ter lanchado. Fez perguntas repetitivas, como se não conseguisse guardar as respostas dadas minutos antes. Também não se recorda do novo local onde a filha está morando, mesmo já tendo visitado o lugar. Quando fomos visitá-la, ontem mesmo, ela ficou um pouco ressabiada com nossa chegada, sem saber o que fazíamos lá (já que não é comum irmos lá à noite), e não tinha ideia do que estava acontecendo. Tentamos levá-la a um Neuro hoje, mas não conseguimos vaga. Levaremos amanhã. Poderia ser uma Amnésia Global Transitória ?

  9. os eventos por ti descritos duram muito tempo, não encaixam nos sintomas clássicos de AGT… AGT não dura mais de 24-36 horas… O episódio recente, parece mais com AGT porque melhorou logo. O anterior, não.
    As alterações de memíria, a amnésia da AGT, flávio, esta melhora pouco, ou seja, aquele buraco negro dos acontecimentos esquecidos naquele dia, pouco se lembra depois, mas as lembranças outras, família, filhos, etc, isso não é afetado.
    O especialista que vc deve procurar para elvar sua esposa é exatamente o neuroclínico. Atentar para levar a um neurologista, e não neurocirurgião.
    o neurologista é o mais treinado nisso. Abs e boa sorte.

  10. Boa Tarde,
    Meu nome é Flávio, e a dois anos atrás, a minha esposa, depois de um crise forte de estresse (em razão de uma discursão que tivemos), e aconteceu que ela no dia seguinte, foi trabalhar e não se lembrou de nenhum colega de trabalho. Essa amnésia durou aproximadamente uns 10 dias. Depois disso a nossas vidas seguiu normalmente. Agora novamente, depois de dois anos, e uma nova crise de estresse, ela perdeu temporariamente a memória, inclusive sobre a minha pessoa e dos nossos dois filhos. Como eu já tive a experiência de vê la naquele estado, eu procurei acalmá-la e fui mostrando os albuns de familia, e aos poucos ela se lembrou de mim e dos nossos dois filhos. Porém, a lembrança se limitou ao parentesco. Exemplifico, ela esqueceu de atividades e coisas que nossos filhos fazem. Ela foi dormir, e durante a noite eu fui perguntando se ela precisava de alguma coisa, e aos poucos e fazendo perguntas relativas a familia, como por exemplo, se ela tinha ligado para sua mãe, já que ela tinha esquecido dela também. Aí eu constatei que ela foi recuperando a memória, aos poucos. Então eu queria saber de vcs, e levando em consideração que ela sofre de enxaqueca, se essa perda de memória transitória tem cura, e qual o tratamento, que tipo de especialista eu devo procurar, e o que vcs tem a me dizer sobre esses eventos? Aguardo contato, e desde já agradecendo a atenção.

  11. rayssa, na sua idade não há AGT… quando não lembra de momentos do dia, de forma vai e volta, o certo é perguntar a quem estava com vc se vc apresentou algum sintoma, olhar, movimento, indicio de que esteve “ausente” ou com o olhar vago. estas informações serão importantes, e se isso ficar frequente, convem procurar um neuro para melhor avaliar.

  12. Olá,me chamo Rayssa,tenho 15 anos.certa vez eu sai de casa por volta de 8:00h da manha e voltei as 14:00h da tarde e nao me lenbrava de nada so da minha melhor amiga estar comigo.perguntei para ela oque avia acontecido e ela me disse que eu estava aerea desligada porem conversei andei e drinquei naturalmente.ja aconteceu algumas vezes pode ser um quadro de AGT?

  13. Minha mãe (67 anos) apresentou hoje, repentinamente, falha na memória. Esqueceu que a filha trabalha (há mais de um ano no mesmo lugar), que mora perto de um shopping (construído há uns 5 anos), perguntou diversas vezes quem molhou o cabelo dela (tomou voluntariamente banho de chuva minutos antes de apresentar tais sintomas), que o neto estuda (há uma semana)… Vi que os sintomas do Alzhaimer são perdas de memória RECENTE, entre outros, e vi que o caso dela parecia mais com a Amnésia Global Transitória…estamos preocupados…que outras doenças poderia ser?

  14. Boa noite!
    Minha mãe com 63 anos, apresentou um quadro subito de mal estar, tontura e fraqueza, no momento aferi sua pressão, estava 140/90mmHg. Ela deitou-se e após 30 min. fui aferir novamente sua pressão, ela se queixou de nauseas, sua PA estava 180/110mmHg e nesse momento apresentou um episódio de vomito. Foi quando decidi a levar ao hospital, então ela voltou do banheiro perguntando se tinha almoçado (tinha almoçado há 1 h) e se tinha vomitado… fiquei muito preocupada, pois ela não lembrava mais nada do que tinha feito pela manha, e de alguns acontecimentos prévios recentes, mas a memória pregressa antiga estava intacta. Não apresentava nenhum deficit motor. Apenas perguntava repetitivamente o que estava acontecendo, eu explicava e em seguida ela fazia a mesma pergunta, mais de 10 vezes. Esse décit de memória durou em torno de 24 hs, mas ela permanence sem lembrar do fato ocorrido. Ficou internada em um hosp. por 3 dias, onde realizou tomografia de cranio que demonstrou redução volumétrica do lobo frontal; Doppler de carótidas e vertebrais normais, ecocardiograma normal e ressonancia magnética com discreto deficit de difusão nos hipocampos, compatível com AGT. A equipe de neuro do hosp. achou q não era AGT e persistiu no AIT.
    Teve alta com a hipótese de AIT e em uso de AAS. Gostaria de uma opinão de voces, que parecem ter uma vasta experiência nessa area. Tem antecedente de enxaquecas.
    Grata

  15. FT, acho que vc pode ter tido mesmo uma AGT. o mais correto é procurar um neurologista e explicar o acontecido, de preferencia levar alguem que esteve com vc no dia do evento. para explicar melhor tudo. abs e boa sorte.

  16. Apesar de 69 anos sou praticante de esportes durante toda a minha vida, empresário e escritor, e estou em perfeita forma física. Um destes últimos dias desde as 10 hs AM comecei a ter dificuldade para lembrar de nomes e fatos com os quais tenho convivido durante todos os dias. Não conseguia contar ou comentar um caso acontecido por não me lembrar de nomes dos mais conhecidos que são citados no dia a dia pela imprensa ou até mesmo por alguns fazerem parte da minha vida. Resolvi continuar as conversas eliminando os nomes e detalhes até as 14 horas . Achei que não conseguiria dirigir até minha casa e que iria esquecer o meu endereço que era próximo de onde eu estava, o qual eu fazia força para lembrar vagamente. Sabia ir mas não lembrava o nome da rua ou o número da casa. As 15 hs a memória voltou aos poucos e como isto nunca tinha me acontecido fiquei preocupado que seria o início de muitas outras situações até ler os comentários no site. Entendo que isto pode acontecer com qualquer um a qualquer tempo sem explicações bem conhecidas.

  17. gicélia, se vc teve um AVC mesmo, com lesão detectada na ressonancia e tudo, o estresse não é a causa. o certo é tentar esgotar as ferramentas que temos para achar esta causa. estresse todo mundo passa. mas não é a causa direta de nenhum tipo de AVC. se assim fosse, repito, são paulo inteira, a bolsa de valores, trabalhadores do setor financeiro, todos estes estariam com epidemia de AVC!!!!! e isso não acontece…

  18. Tive um episodio de AVC.esqueci de algumas coisas, mas foi tudo rápido. voltei logo ao normal. Fiz angiografia e ressonância com contraste. estou aguardando o resultado. Tive uma semana muito cheia de emoções e andava muito estressada. Isto pode ser motivo? Grata pela resposta. Quando fui para a emergência já estava normal, mas com pressão de 22 x 11 e glicose de mais de 300. eletrocardiograma normal. nesta noite tive uma grande emoção

  19. ana carolina, pela sua descrição, e do seu esposo (fato principal: mão dormente, falta de palavras ao falar), creio que não foi uma AGT; neste caso, quando hã algum d~eficit focal assim, a suspeita principal é de AIT (isquemia transitória) ou uma aura enxaquecosa, se tiver havido sintoma de dor após o evento. convém reconversar com o neuro ou ouvir outra opinião. abs e boa sorte, mara

  20. Olá, na segunda feira acordei as 06:00hs comecei a arrumar umas coisas antes de ir para o trabalho, de uma hora pra outra não sabia quem eu era, nem pra onde eu iria ,comecei a falar coisa sem sentido, segundo o meu esposo, minha lingua e mão direita ficou dormente as vezes voltava um pouco tinha vontade de falar mas não conseguia pronuncias as palavras…..
    O NEUROLOGISTA disse ser AGT causado por stress, fui medicada com ocadil 1mg e até hoje estou sentindo minha mente distante… ainda tenho muito medo que possa voltar…..

  21. mas na grande parte dos casos dá negativo mesmo, sergio. tem que rever sefoi isso mesmo, verificar se na ressonancia há alguma alteração dos hipocampos, o que pode aparecer, e se tiver como fazer, testar se vc tem insuficiência venosa jugular… uma condição cada vez mais relacionada à AGT. muitos dos casos de AGT ocorrem após um esforço físico grande do individuo, uma atividade física intensa, um estresse muito grande, algo do tipo, que pode ser o desencadeador das crises.

  22. Sofri no último domingo o que parece ter sido um episódio de AGT. Fiquei fora do ar das 08:00 até as 16:00hs. Por sorte estava com minha esposa, que imediatamente chamou minha irmã que é medica e fui levado para o hospital. Fiz todos os exames (Ressonancia e hemograma) e tudo deu negativo. Meu maior medo é que isso possa voltar a ocorrer. Para o paciente que sofre o pior momento é a volta, pois eu fico tentando lembrar o que ocorreu e passo a não ter mais confiança na minha memória.

  23. Israel, este tipo de amnésia com períodos longos, que não recupera em horas, é algo que deve ser extensivamente investigado, mas na maioria dos casos pode ser algo psicogênic (de causa psicossomática)… Convém conversar com o médico e ver – caso todos os exs vierem normais, passar com psiquiatra ou psicólogo. Abs e boa sorte.

  24. Olá, um amigo meu, teve uma perda de memória, ele não se lembra das pessoas, amigos, família, nem de lugares, nem de seu nome, e como se a vida dele estivesse começando agora, no entanto ele ainda tem total domínio da fala e escrita, e conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, como português, matemática, física, química, enfim, levamos ele em um médico, porém o mesmo ainda não sabe o que possa ser, podem me ajudar???

  25. Olá, minha cunhada passou mal e teve uma amnésia, só lembra coisas de 25 anos atrás, perdeu a memória, o médico falou que foi devido a depressão por perda da mãe dela que faleceu recentemente, que ela não conseguiu administrar, ela tem 4 filhos porém só lembra da primeira, gostaria de saber como lidar com ela sendo que não reconhece os filhos, como agir nesse respeito, embora esteja tomando medicamentos e espero que em breve recupere a memória.

  26. Ontem a noite acordei apavorada, nao sabia aonde eue estava e nao sabia quem eu era… Logo apos alguns segundas (40 segundos) voltei ao “normal” e voltei a dormir. Quando acordei me lembrava perfeitamente do que tinha ocorrido naquela situação. O que pode ter ocorrido comigo? È algo grave?

  27. Ontem a noite acordei muito assustada e não sabia aonde estava e quem era eu… Depois de alguns segundos “voltei ao normal” e voltei a dormir. Hoje qndo acordei lembrei de tudo como tinha sido o episodio. O que pode ter acontecido, estou mto assustada!

  28. Caro ivan, creio que tenha tido mesmo uma amnésia, se foi AGT ou outro quadro com amnésia nos sintomas – seria interessante conversar com quem testemunhou este período… A prova de bike pode ter sido o gatilho para o evento, uma vez que sabemos haver uma entidade chamada insuficiência venosa jugular – atualmente com bastante associação aos eventos de AGT. Consulte um Neuro (ou uma neurologista) e converse sobre isso que houve contigo. Abs

  29. Participei ontem de uma corrida de bicicletas. O trajeto era muito montanhoso. Lembro somente da largada e de ter subido a primeira montanha. Depois só lembro de estar no carro indo prá casa com a minha filha dirigindo. Ela me disse que terminei a corrida em 53 minutos e me mostrou uma foto recebendo a medalha. Não acreditei! Me disse que vários amigos vinham falar comigo e me dar parabéns por ter concluido corrida e eu não dava muita atenção a eles. Não sei como subi e desci todas as outras montanhas e sequer lembro de ter cruzado a chegada. É apavorante saber que andei “as escuras” por montanhas e curvas perigosas. Tenho 53 anos, estava despreparado para esta corrida, uns 5 kg acima do peso, com colesterol a 260, tenho hipotireoidismo (no dia da corrida esqueci de tomar o hormônio diário – Puran T4) e tenho um problema no joelho que me dói muito quando pedalo, mas sou fanático pelo ciclismo e pro isso fui nesta corrida. Será que o esforço físico desencadeou (aliado aos outros fatos que mencionei) a AGT? Abraços e obrigado.

  30. Tuane, pela descrição pode ter sido AGT, mas tb outros problemas, como uma crise de desorientação transitória, como uma ausência temporária, uma crise parcial complexa que pode dar este sintoma. É falar com exatidão o que é sem conversar com o indivíduo e testemunha. Sugiro que leve-a a um neuro, de preferência com a história detalhada, contando tudo o que a testemunha contou a vcs, isso se a paciente não se lembra de nada… Abs e boa sorte.

  31. Bom dia, hoje minha avó de 84 anos foi a uma feirinha de artesananto que fica próxima de casa e segundo relato dela ela nao sabia como voltar pra casa, estava desorientada…reconhecia os lugares mas nao sabia como voltar, quase foi atropelada foi quando uma senhora se aproximou e minha avó perguntou se ela sabia onde era a rua…(lembrou do endereço de casa) a pessoa não sabia e levou ela até um policial que a trouxe pra casa.Não foi a primeira vez que isso aconteceu, gostaria de saber se pode AGT.Desde já agradeço.

  32. Minha namorada teve uma perda de memoria praticamente de metade da vida mas logo depois se recuperou e não lembrava que tinha perdido a memoria..logo no outro dia ela teve uma recaida de leve no periodo da tarde e de noite ja ficou melhor…geralmente ela esta muto preocupada pois esta gravida e com dores na barriga..acha que pode ser preocupação…??

  33. ivany, pelo que vc conta, parece que aconteceu, sim, com vc. deve ter sido AGT. mas fique tranquila, que vc não está tendo, vc teve. a lacuna na memória vai permanecer.
    abs e boa sorte.

  34. Comigo aconteceu neste dia 20/10 2013.
    Perdi a memória as dez horas e voltei a lembrar de algo ou o que estava acontecendo, as 17 e trinta horas.
    A sensação que tive é que eu não estava neste mundo.
    Quem estava comigo, disse que eu repetia incansavelmente a pergunta: O que está acontecendo comigo? Alguém pode explicar?
    Hoje dia 23 farei uma ressonância magnética para ter certeza de que tudo está bem.
    Voltarei e registrarei, se caso não esteja.

  35. Consuelo, não é AGT. Nesta idade tem que pensar em outras coisas, o mais comum é, se for algo real, crise parcial (ausências). Convém conversar com os pais, ver se já ocorreu isso antes, relatar o acontecido e se a criança esta bem agora, apenas observar se isso vai acontecer de novo… Parabéns pelo seu cuidado!!! Deve ser uma boa e atenta professora! Abs mara

  36. Fiquei preocupada hoje minha aluna de apenas 5 anos me relatou que sentiu uma forte dor de cabeça ontem e desde então ela não estar reconhecendo algumas letras e alguns amigos de escola. Pensei que fosse problema de vista, mas ela continua pintando desenhos sem rasuras e escrevendo palavras retiradas do quadro sem problemas. Será que eu posso ajudá-la de alguma forma?

  37. maria lucia, se o quadro de confusao durou algumas horas e melhorou lentamente, se ele nao teve alteração se força ou desvio da boca, se a fala ficou normal, com fluencia preservada o tempo todo, há grande chance de ter sido AGT… Melhor procurar um neurologista. abs e boa sorte.

  38. Boa Tarde,
    Esta semana aconteceu um episódio como meu esposo. Já estávamos deitados quando ele levantou para ir ao banheiro e simplesmente esqueceu tudo que tinha ocorrido a noite toda. Ele estava todo confuso olhando o relógio. Queria colocar o relógio para despertar novamente. Não se lembrava de ter jantado com o meu filho e a namorada. Esqueceu o que conversou no telefone. Já aconteceu isto a uma vez a algum tempo atras. Ele tem 64 anos e fiquei muito preocupada. Isto pode ser uma AGT?

  39. ricardo, não dá para saber o que foi apenas com duas linhas de descrição como vc fez. o ideal é leva-lo em consulta médica. detalhando passo a passo do ocorrido. levar o paciente que teve o problema, para ser examinado, e de prefer~encia os exames anteriores que este tenha feito e listagem com os remedios que usa regularmente.

  40. meu pai acordor assustado, gritando e nervoso. alguns minutos depois ficou um pouco confuso e não lembrava de nada que teria feito no dia anterior. me explica o que pode ter acontecido com meu pai.

  41. Fatima, o ideal é vc ter este parecer após conversar com o médico neurologista, e com certeza levar alguém que esteve com vc naqueles minutos ou horas, para explicar ao médico o que vc falava, conversava, como se portava. Só assim chega-se a algum parecer ou diagnóstico do que houve com vc. A simples história do que houve pela sua percepção não é suficiente, pois, como vc mesmo fala, não conseguiu explicar como passou do térreo para o elevador e seu apartamento. DAÍ A EXTREMA IMPORTÂNCIA DA TESTEMUNHA OCULAR DO OCORRIDO…

  42. EU ENTREI EM UMA LOJA QUE VEM A SER DEBAIXO DO MEU PRÉDIO,PERGUNTEI ALGUMA COISA AO VENDEDOR E COMECEI A OLHAR O MÓVEL QUE EU QUERIA.FOI DAÍ QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR A MINHA AUSENCIA,LEMBRO QUE OLHEI PARA OS MÓVEIS MAS NÃO CONSEGUIA ASSIMILAR NADA.NÃO SEI COMO FUI PARA PORTA DE SAÍDA POIS ESTAVA FECHANDO A LOJA; A SORTE É QUE O MEU PREDIO FICA QUASE AO LADO E ME LEMBRO DE TER RECONHECIDO ATRAVÉS DA COR DA GRADE.NÃO SEI COMO ENTREI, APERTEI O MEU ANDAR E FUI PARAR EXATAMENTE NA CASA DA MINHA VIZINHA PARA ONDE TERIA QUE IR PRIMEIRO; CHEGANDO LÁ SENTEI-ME E DISSE QUE ESTAVA PASSANDO MAL.AOS POUCOS FUI MELHORANDO E SENTINDO MUITO CALOR POIS ERA UM DIA FRIO.EU VIM SABER QUE ERA CRISES DE AUSENCIA E AMNÉSIA LACUNAR.SEM MAIS ESPERO UM PARECER.OBRIGADA.

  43. Daniel, a AGT pode recorrer. É mais raro, mas pode. Na grande maioria das vezes, não há nenhuma, nenhuma relação com doença / demência por doença de Alzheimer. O melhor é passar com algum neurologista para uma melhor avaliação.

  44. Bom dia,
    Há dois dias meu pai teve um episódio de perda da memória recente, já depois de ter ido deitar-se, com sensação de cabeça pesada, esquecendo inclusive da netinha recém-nascida. Lembrava-se entretanto de fatos da infância que não costumava lembrar. Não houve perda de coordenação, dores ou outros sintomas.
    Em torno de duas horas as memórias foram voltando.
    Há algo mais de um ano, já havia tido um episódio semelhante.
    Pode acontecer de uma pessoa apresentar AGT mais de uma vez ou é indicativo de Alzheimer?

  45. Diego, obrigada pela sua pergunta. Ela é muito interessante, pois muitos pacientes, por apresentarem o sintoma de perda de memória naquelas horas da AGT (amnésia global transitoria), acham ou levam suas famílias a acharem que isso é um sinal de que pode vir no futuro outros quadros de memória (o mais comum deles: Alzheimer). Na verdade, não tem nada haver! Alzheimer é uma doença degenerativa lenta e progressiva; AGT é uma “crise” de amnésia lacunar, sem nenhuma causa degenerativa na jogada, que raramente recorre (é muito muito raro alguém que teve um episódio de AGT ter outro novamente). Portanto, AGT = sem nenhuma relação com Demência por Doença de Alzheimer ou outras doenças demenciais.

  46. Olá,

    gostaria de saber se a constatação da amnésia global transitória pode ser um fator preliminar de doenças neurológicas mais graves, como Alzheimer.

  47. lucas, muitas pessoas, amigos ou familiares, pensam realmente que se trata de brincadeira, mas é prudente levar a um especialista (neurologista clínico) para uma melhor avaliação, de preferência com a testemunha que presenciou os momentos da amnésia… para contar exatamente o que ocorreu, pois o paciente mesmo não irá selembrar ou descrever o que sentiu. abs maramelia

  48. foi uma amnesia lacunar o que vc teve. mas para confirmar se houve alguma outra coisa,seria interessante conversar com alguem que esteve com você neste intervalo de tempo, para que a pessoa descreva exatamente o que vc falou, se falou, se ficou com a fala normal, se repetiu frases, algo do tipo, caracterizando melhor este tipo de “apagão”. convem passar com um medico neurologista para explicar melhor isso e realizar investigação complementar. se puder pegar estes dados dos quais te falei, (a testemunha, quem esteve em contato contigo antes ou depois), melhor ainda. abs, maramelia

  49. Estava voltando de viagem em uma Van e de repente acordei em casa sem no entanto lembrar como cheguei, pois a partir de um ponto da estrada não me lembro de nada, 2 a 3 horas antes, nem se peguei um taxi pois teria que pegar para chegar a casa. Como precedente tomei 3 a 4 taças de vinho antes de viajar. De que se trata? Amnésia Lacunar?

  50. Hoje pela manhã minha mãe de criação que já é de idade…
    Apresentou sintomas de Amnésia Global Transitória…
    Ela não fala, ria às vezes, e obervava objetos e agia normamente, não fosse pelo jeito de estar se comunicando, oque pareceu que ela estava fora de si… Aos poucos parece que foi retomando a memória…
    Não faz nem 2 horas que isso ocorreu, mas agora parece que está tudo voltando aos conformes…

    ( Espero que não tenha sido uma brincadeira dela, pois fiquei muito preocupado… )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *