Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Nov 2024.
Tags: Amnésia lacunar; Amnésia global transitória; amnésia transitória; perda de memória repentina; amnésia repentina.
O que é Amnésia Global Transitória???
É um quadro neurológico onde ocorre uma súbita perda da memória e da orientação temporal e/ou espacial. O sintoma principal é a pessoa ficar, de repente, desorientada, confusa, sem saber onde está ou o que está fazendo.
Os maiores fatores de risco conhecidos para a amnésia global transitória são a idade, geralmente ocorrendo em maiores de 50 anos, a ocorrência de episódios de estresse ou esforço físico antes do evento, e é comum acontecer em pessoas com histórico de enxaqueca.
Sintomas
Durante o episódio de amnésia global transitória (AGT), o sintoma principal é a pessoa geralmente não saber onde está, ou onde estava, o que estava fazendo ou qual atividade iria fazer; os sintomas começam de forma súbita, e muitas vezes a pessoa afetada fica fazendo perguntas de forma repetitiva, esquecendo, no minuto seguinte, o que acabou de falar. Uma coisa interessante: na AGT o paciente permanece com a linguagem, a coordenação, a fala e a força muscular totalmente normais.
A falha acontece apenas na habilidade de guardar novas memórias ou de recordar fatos da memória recente. Não há alteração na autopercepção, de quem são ou das pessoas que conhece, apenas uma alteração da memória em relação aos fatos ou lugares, ou até algumas pessoas conhecidas, na maioria das vezes levando a questionamentos e intensa preocupação de como é que pode estar acontecendo aquela falha da memória de forma tão estranha e repentina.
O quadro costuma durar algumas horas, e há uma recuperação gradual e lenta, quase nunca ultrapassando 24 horas.
Durante o episódio, o ideal é que haja alguém da família ou amigos que testemunhem os fatos ocorridos, para que depois possa ser caracterizado o evento como sendo AGT, uma vez que os pacientes não irão se lembrar dos fatos, das falas, do que aconteceu… Naquele período de algumas horas.
Quando o episódio de AGT termina, o paciente geralmente não se lembra de nada do que aconteceu, e não consegue recuperar algumas memórias de horas antes do início do quadro. Muitos pacientes podem começar a relembrar fatos pontuais, em forma de “flashes”, algumas coisas do evento, sendo extremamente raro a pessoa acometida voltar a se lembrar de tudo do ocorrido.
Fatores de risco
Um dos fatores de risco mais recentemente relacionados à AGT é a insuficiência venosa jugular, condição onde há um retorno do sangue pelas veias jugulares, em direção contrária do seu fluxo habitual, ocasionando ingurgitamento da circulação venosa no cérebro, e sendo esta fisiopatologia a causadora de edema e da falha dos mecanismos de memória nas regiões temporais, mais especificamente dos hipocampos.
Nesta linha de fisiopatologia, a ocorrência de crises de AGT relacionadas a grande estresse, brigas, discussões, esforços físicos, durante ou após realização de academia, atividade física ou relação sexual, atividades físicas em geral, pegar muito peso, crises de diarréia, ou de constipação, crises de vômitos recorrentes, ou seja, todas estas condições onde o nosso organismo responde com um aumento da pressão intra-abdominal, a chamada manobra de Valsalva, tem sido fatores bastante correlacionados à AGT nos últimos anos.
O maior estudo retrospectivo com pacientes com AGT foi publicado em 2020, na revista JAMA Neurology, por um grupo de neurologistas da Mayo Clinic de Rochester, nos EUA, e identificou a presença de enxaqueca e de episódios de AGT em idade mais jovem como possíveis fatores de risco para recorrência das crises na população estudada, de 1044 casos de AGT.
Como é feito o diagnóstico?
Para o correto diagnóstico da AGT, é necessário, portanto, haver:
- Perda temporária da memória, presenciada por uma testemunha, durando algumas horas;
- Cognição normal (habilidade de reconhecer objetos pessoais, dirigir carro, ou seguir comandos simples, por exemplo);
- Identidade pessoal e reconhecimento de pessoas conhecidas e familiares intacta, apesar da perda aguda da memória;
- Ausência de sinais indicando uma lesão particular no cérebro, como, por exemplo, fraqueza em algum membro do corpo, boca torta, fala enrolada, dormências, movimentos involuntários ou déficit de linguagem;
- Duração do evento não mais do que 24 horas, sempre com retorno gradual da memória;
- Não haver epilepsia, traumatismo craniano ou crise convulsiva durante o episódio, mesmo que com crises do tipo parcial ou tipo ausência (disperceptivas).
A AGT é uma condição que não costuma deixar nenhuma sequela ou alteração na memória dos pacientes, após o término dos sintomas. Estes dados são fundamentais para tranquilizar os pacientes e suas famílias.
Exames complementares
Os testes diagnósticos a serem realizados incluem exames para investigar um possível AVC ou episódio epiléptico: tomografia e/ou ressonância magnética da cabeça, angiorressonância da cabeça, triagem para fatores de risco cardio e cerebrovasculares, e um eletroencefalograma (EEG) para descartar doença ou episódio de origem epileptogênica. É importante a investigação de fatores psicossomáticos e transtornos psiquiátricos associados, que costumam se relacionar à ocorrência de AGT.
A pesquisa de insuficiência venosa crônica, através do ultrassom venoso cervical para avaliar as veias jugulares, consegue diagnosticar se há insuficiência venosa.
Tratamento
Na fase aguda, na hora dos sintomas de alteração da memória e orientação, não há tratamento específico, apenas resguardar e tranquilizar o paciente para que não faça nada “errado”, sem perceber. Geralmente a recuperação ocorre ao longo das horas subsequentes ao início do quadro. Após a análise dos exames complementares, a terapia é direcionada conforme a possível causa, se esta foi de alguma forma identificada: na possível etiologia vascular, costuma-se prescrever antiagregantes plaquetários; caso seja um episódio com suspeita de evento epiléptico, indica-se o uso de anticonvulsivantes.
Casos relacionados a transtornos psicológicos / psiquiátricos costumam responder bem ao tratamento das comorbidades psiquiátricas associadas. Em situações onde é feito o diagnóstico de insuficiência venosa crônica, medidas para evitar a ocorrência deste refluxo jugular podem ser realizadas (tratamento de constipação, evitar treinos com mudanças súbitas de intensidade física, treinamentos em crescendo, etc…).
LINKS
** Dra. Maramélia Miranda é neurologista da UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.
Eu e meu esposo estávamos voltando de um viagem, quando Derrepente mudou o itinerário, perguntei onde ia e disse que estava indo pra casa, então falei porque não fez o mesmo caminho de sempre e ele não sabia responder, então pedi que parasse o carro e ele parou daí falei que eu ia levar o carro mas não deixou e pediu que eu dissece onde teria que entrar que ele não lembrava. Então fui auxiliando e depois de uns 15 minutos ele voltou ao normal mas fiquei com muito medo e preocupada.
Boa noite!
Eu tenho perda de memória quase todas as noites, antes de dormir não me lembro, as vezes vêm flashes, publicou coisas no Facebook, converso com pessoas pelo WhatsApp, já fiz comidas, limpei a casa, já fui trabalhar sem lembrar, também no trabalho já dormi várias vezes e falei coisas que eu não lembro. Isso já acontece há mais de um ano. Tomo remédios controlados há mais de dois anos receitado a por psiquiatra. Eu não sei quem sou antes de dormir.
Estou até muito emocionada neste momento e feliz em ter encontrado essa matéria, estava quase desesperada, um monte de perguntas na minha cabeça, não fui diagnóstica ainda, tenho consulta marcada. Eu Já havia revirado a internet fazendo pesquisas, até que hoje encontrei essa matéria, acho que é isso que tive recentemente: AGT,Insuficiência venosa crônica. Aconteceu dia 08.06.2021, fiquei muito insegura, com medo de dormir e nunca mais lembrar de nada. Obrigada Doutora Maramelia Miranda.
Estava fazendo almoço (macarrão de forpno, bolo e gelatina) e meu esposo na sala começou ouvir louvores e eu na cozinha louvando, nisso senti um desejo de ligar pra minha sobrinha ( Deus tocou no me coração pra falar com ela), fui para o quarto orar antes de ligar pra ela (mas lembro de ter feito a oração, de ter ligado), meu esposo disse que fiquei de 2 horas e meia a 3 horas, fazendo perguntas e repetidas vezes, perguntava quem fez o almoço, quem lavou a roupa entre outras coisas, e eu não lembro nada, é como se tivesse me dado um apagão. Lembro até o momento que disse que ligar pra ela … 14 h e comecei a voltar ao normal as 17 h…neste intervalo não lembro de absolutamente nada, é a primeira vez que isso acontece comigo, estou assustada e ler essa matéria me ajudou entender e saber que não sou a única que passou por uma situação dessas.
Bom , vou por partes porque ainda estou descobrindo e tentando entender algumas coisas , quero fazer uma pergunta mais vou explicar algumas coisas , eu trabalho como cuidadora de idosos e segundo o que meu marido e filhas falam eu não estava tendo tempo pra dormir e passava até uma semana sem dormir e já estava apresentando alguns esquecimentos
nesse meio tempo eu sofri um acidente de moto e piorou no começo . Já teve dia que sai pra trabalhar e no meio do caminho me dispercei ,como se não tivesse nenhuma obrigação e tbm esqueci de algumas pessoas do meu watts ZAP pessoas que não estao no meu convívio diário , já com as pessoas que estão no meu convívio diário eu não tive tanto problema pois achava elas meu estranhas e ao mesmo tempo não eram estranhos, e assim estou toda vez que passo por uma situação de estresse , decepção e nervoso , tenho 46 anos
Eu tava conversando com meus amigos quando de repente eu não sabia onde eu tava, só conseguia me lembrar das coisas que eu via na minha frente, pedi ajuda aos meus amigos e eles falaram que tava tudo bem, mas eu não conseguia lembrar de nada mesmo, nem de parente, nem nada externo ao que eu tava presenciando, e tentei ficar próximo dos meus amigos e exercitar minha mente jogando algo bem difícil, foi passando aos poucos mas eu lembrava do nome dos meus amigos e de tudo oque eles falavam sobre a minha vida, só que vinha como flashes só quando alguém falava sobre tal coisa, tentei ligar pra minha mãe mas eu não lembrava do número que eu sei de cór faz anos, fiquei desesperado, se não for AGT, oque pode ser?
Tenho 75 anos.
Estava na quadra da praça, brincando de jogar bola com as mãos com meu neto.
Ele disse que eu cai reto p tras e bati a cabeça no piso de cimento. Vieram uma casal me socorrer, mas eu em seguida que que nao era preciso. nao sinto dores, somete um leve peso na cabeça. O que devo fazer?
Me sinto mal como se fosse apagar, fi o com olfato e audicao sensiveis e fico fora do ar, meu filho diz que eu falo nada com nada, desconexas palavras, pergintas repetidas, e depois quando a consciência começa voltar comeco a perguntar onde estou, o que houve, etc, nao lembro de nada…isso tem acontecido exporadicamente e durado uns 15 minutos.
Pode ser esse AGT?
Olá. Tive um apagão num mercado. Meu filho e meu marido estavam comigo. Comprei coisas diferentes, falei com os feirantes, consegui dizer que não estava bem e pedi para fazer um lanche. Não lembro de nada. Fomos para o carro e dormi. Nem sei como fuipro carro. Acharam que tinha dormido. Me acordei sem me dar conta do ocorrido. Quando chegamos em casa perguntei porquê eles tinham comprado aquelas coisas e ficaram preocupados porque não lembrava de nada. Estou bem preocupada.
Mudei para a Noruega e fui diagnosticada com essa amnesia Tive 3 vezes. Na0 sei dizer se ruim ou bom. Na primeira vez , eu acordei e liguei para meu marido e perguntei onde ele estava. Ele eh bombeiro e estanhou pq eu o havia levado ao aeroporto. Ambulancia veio , fui internada, 3 AVcs. Na segunda, eu estava no trabalho e nao consegui fazer o que eu fazia todo dia, Fui preencher um documento e nao lembrava meu sobrenme. Na 3 vez , tinha tirado folga e liguei para a menina que trabalha comigo , simplesmente 12 vezes, perguntando pq eu nao havia ido trabalhar. Para meu marido liguei multas vezes dizendo bue eu achava que havna acontecido algo comigo pq eu nao lembrava pq eu estava em casa. Me lembro apenas qdo eu stava em casa voltando do hospital. Tenho 62 nos, historico de enxaqueca . Nav sei dizer o tempo que demorou qdo tive os lapsos
Dia 30.09.2020, eu estava no trabalho e dizem q recebi uma ligaçao da minha prima, falando q minha tia muito proxima esta com cancer… Sendo q a 3 meses atras minha irma faleceu, de repente…. E nao sei se somatizei tudo isso. E nese dia 30.09.20, depois da ligaçao, dizem q fiquei repetindo seguidamente : “como eu cheguei aqui”… Disseram q eu lembrava de todos no trabalho…. atendia ligaçoes, dizia q sabia como trabalhar…porem nao lembro de nada. Fiquei assim por mais ou menos 10 horas…. So lembro dos momentos finais qdo ja estava na UPA….
Ah! Minha prima disse q depois na UPA eu tb nao lembrei minha idade e nem endereço
As vezes eu vou na casa da minha filha e por uns segundos eu estou no banheiro e derrepente parece que estou em meu banheiro e fico pensando como ,se eu estou no banheiro da minha filha e depois de segundo eu relembro onde estou ou estou dirigindo numa rua que sempre passo,e estou indo e parece que estou voltando e depois de uns 15 segundo já lembro direitinho o caminho
Bem eu fui diagnosticada com transtorno de dissociativo/reversão, faço tratamento com remédios psiquiátricos ,no entanto há dois meses percebi que só consigo me lembrar do que acontece a cada dois dias,e apenas algumas que fiz desde quando comecei o tratamento psiquiátrico há 6 meses.
Olá me chamo Ivone, no ano de 2017, tive uma gravidez complicada, primeiro tive pré eclampsia, depois meu caso passou para eclampsia grave, não raciocinava, não sabia falar, falava tudo embolado, fui socorrida , e levada para um parto as pressas, passando meses, comecei a ter tipo umas tremores no corpo , e parecia que meu cérebro parava, mas desde início de 2020 , quando me dá esse problema parece que eu não estou mas no meu corpo, minha mente para, minha irmã que fica me avistando fala que eu começo a fazer as coisas dentro de casa, e eu depois que acaba essa “crise” , só lembro bem depois que tive o problema, mas não lembro de nada que eu tenha feito.
Hoje minhas filhas tem 3 anos, eu tenho 25 anos, e não sei o que fazer, a momentos que fico tão triste , medo de entrar nesse esquecimento(crise) , num sei , e não conseguir mas voltar, não sei o que fazer, me ajudem POR FAVOR
Tenho 54 anos, no último domingo tive uma manhã como de costume com meu marido e meus dois filhos, na igreja. Após fomos visitar uma família. Fizemos uma oração pela família e foi nos servido um almoço. A partir daí, comecei a dizer repetidas vezes que estava enjoada e que eu não estava ali, como cheguei lá e o que eu estava fazendo lá. Não esqueci de ninguém. Me levaram ao médico, mas apenas me deram soro com remédio para enjôo. No final do soro, retornei ao normal aos poucos. Não me lembrava dos minutos finais da permanência a igreja e nem de ter ido a casa da família, nem mesmo como cheguei ao hospital. Meus familiares relataram que eu dizia repetidas vezes o que estava acontecendo e seguia aos comandos, comia, falava e andava.
Após esse episódio tenho pesquisado e percebo nitidamente que trata-se de um quadro de AGT.
Dra. Maramelia Miranda, por favor pode me ajudar a esclarecer, não tenho pensado em outra coisa a esclarecer esse fato. Minha avó, tia avó e todos os tios e tias paternos tiveram alzaimer, meu pai está com 89 e há uns 7 anos começou ter alucinações e ficar esquecido. Tenho muito medo de perder a lucidez.
Olá, sentime muito estranho! que ao fazer sexo muito demorado muito esforço fisico, perdi a memória por alguns bons minutos, a minha mulher achou estranho começou a fazer-me perguntas segundo ela diz! que eu reclamava que não sabia a onde estava , e a seguir não me lembro de nada durante esses! minutos não sei o que fazer srá por muito desgaste fisico! é claro que tenho 70 anos .
Nessa última 5° feira fui com a esposa, filha e neta ver o novo apto. Antes de subir passei na administração para mostrar minha neta, nesse ínterim o engenheiro perguntou o nome dela e eu não lembrava, apagou, desconversei, falei outras coisas me despedi e saí. Procurei minha família e relatei o fato. Minha filha médica achou estranho, me perguntou o nome da neta e não lembrava, então ela disse que começava com “H”, e logo respondi Helena. Ela disse que provavelmente tive um microAVC, será?
Ola,boa noite meu esposo hj me relatou um fato que me deixou muito preocupada,ele me disse que estava dirigindo quando derepente ,ele não tinha mais noção onde ele estava,quando ele caiu em si,e viu o caminho a seguir,estava indo,mas viu a imagem retorcida (ou seja viu como se ele estevesse voltando) e a seguir sentiu uma pressão na cabeça e tudo voltou ao normal.
Sempre tive lapso de memória, tipo estava conversando e alguém pergunta algo, começo a pensar para responder mas a resposta parece cada vez mas distante parece que fico em transe e sempre me dizem que eu fico dizendo, aí, aí, aí, aí[…]
Certa vez uma amiga me perguntou se eu queria fazer uma diária na loja do esposo dela, concordei e fui trabalhar na loja, onde vendem produtos naturais, pouco tempo depois, entra uma cliente na loja e pergunta se tem hibisco, é a última coisa que me lembro, o esposo da minha amiga disse que a moça perguntou diretamente pra mim se tinha hibisco ” não lembro de vê la, somente da voz” e ele disse que eu não parava de perguntar hibisco? hibisco? hibisco?
Dizendo ele em tom de deboche que a mulher respondia sim hibisco, e mesmo assim eu continuava perguntando, deixando a mulher constrangida e confunsa.
Passado alguns minutos eu recobrei a consciência e olhei para responder a moça, mas ela não estava mais lá, e foi quando ele me disse o que havia acontecido e ficou me zuando.
Fico constrangida quando isso acontece pois sempre fico com cara de bocó, perguntando de olhos arregalados e boca semi aberta, eu sei por que aos poucos minha mente vai voltando e eu sei que tive em transe olhar vago e boca aberta e seca.
Não sei quanto tempo dura essa especie de transe mas creio que minutos pois o tempo que enrolei a moça, dele atender ela, pegar o produto pagar e ir embora. Kkkk
Minha mãe veio na minha casa passear sozinha, iria fazer pão pra mim. Chegou, tomou café e logo depois começou a sentir-se mau, sem entender e com muita náusea pensou ser no fígado o problema.. então tomou cha de boldo deitou e dormiu.. quando acordou vomitou muito.. é não conseguiu comer o pão que daí eu fiz.. foi embora ruim, esqueceu suas coisas que nunca deixa.. e direto pra cama dormir.. no outro dia eu liguei para ver como ela estava e ela não lembrava de nada do que fez.. nada mesmo.. nem que levantou cinco vezes para vomitar mais.. liguei várias vezes depois e ela não lembrava da ligação anterior minutos antes e explicava novamente que estava mau.. fiquei desesperada, pensei em AVC.. agora que li esta matéria lembrei que ela já teve isso uns anos atrás após os 50 anos.. hoje ela tem 59.. aos poucos foi voltando as lembranças nas não tudo.. ela acha que está bem.. mas estamos preocupados.. ela tem histórico de Alzaimer na família (pai dela) que exames devemos fazer? Obg pela materia
Ontem fui caminhar com minha namorada e filha num parque, um percurso de 1.5km cada volta.
A 1a volta fizemos juntos e a partir da 2a decidi ir na frente correndo. Ao completar a 2a volta correndo e bastante cansado, ligo pra minha namorada e elas dizem que já estavam na frente dando a 3a volta.
Não lembro delas terem me passado andando e eu correndo (ou na vdd posso ter parado em algum lugar e não lembro?). Pode ocorrer memória por alguns minutos?
No dia 15 de Novembro, feriado, era nove horas da manhã quando acordei com dor forte no abdômen como se fosse uma cólica na região do estômago, só que a dor andava para os lados. Gritei meu marido que já havia levantado, pedi socorro e ele já me levou pro médico. Ainda em casa tive perda da memória, ficando 16 horas conversando, obedecendo comandos mas não me lembrando de nada. Só perguntava várias vezes a mesma coisa.
Aquele 15 de Novembro apagou da minha memória. Depois disso percebi alguns esquecimentos de coisas importantes como a senha do cartão, forno ligado e falar palavras com sílabas de trás pra frente. Faz uns 7 dias que por mais uma vez perdi a memória fazendo almoço. Num piscar de olhos é como se eu tivesse chegado ali aquela hora. Perguntei: – Quem fez o almoço? Tá tudo pronto, vou arrumar a mesa, daí ja voltei ao normal. E as duas vezes eu estava calma, não tem brigas em casa, tudo normal.
Ainda não fui ao neurilogista.
Se for AGT, é passageiro?
Boa tarde… ocorreu um episódio em que estava jogando futebol em um campeonato, quando fiquei tonto, voltando a consciência apenas 5 horas depois, testemunhas dizem que perguntava diversas vezes a mesma coisa e até hoje não lembro desse dia
Guilherme, os sintomas relatados não parecem em nada com AGT. Na verdade, são atípicos para doenças neurológicas em geral. Sugiro que procure o neuro assistente, ou psiquiatra, para avaliação formal (exame clínico, anamnese, avaliação de neuroimagens disponíveis, etc).
Vera, O sintoma que vc descreveu não parece AGT, mas algum tipo de ausência, pois AGT não dura alguns segundos.
Procure um neuroclinico na sua cidade. Convém fazer o exame clinico, ressonancia e EEG, pelo menos.
Hj me aconteceu uma coisa muito estranha, nunca antes acontecido. Estava dirigindo por uma estrada que passo sempre e de repente eu nao sabia onde estava, estranhado aquela estrada, nao sabendo se estava indo ou voltando, mas nao estava me sentindo mal, só me sentia estranha. Demorou uns segundos para eu saber onde estava, como se eu estivesse no automático.
Minha namorada perdeu a memória de 2017 pra trás. Agora só se lembra de 2017 em diante. Mas quando ela sonha acordado de madrugada ela só lembra do passado até 2017, fala e conversa, ate anda pela casa. Mas quando acorda de verdade durante o dia não lembra de nada que ocorreu de madrugada. É como se houvesse duas pessoas nela, com personalidades e lembranças diferentes.
O que fazer pra que ela recuperar as duas memorias? Passado, passado recente e presente?
Uma pessoa que eu amo muito ela teve perda de memória nesse sábado que passou ela apenas tem 18 anos. Os médicos disseram que foi uma Síndrome Vasovagal Perda Súbita da Consciência.
Ela passou muito estresse na última semana que ela estava na clínica então para acalma aplicaram sedativos pra que ela não fica passando nervoso isso começou na quinta ferira, eu não sei qual calmante que deram a ela mais geralmente é o que usam em clínicas.
Então quando foi sábado ela acordou mais infelizmente ela não se lembra de absolutamente nada como se tivesse apagado os 18 anos da vida dela, os médicos falaram que ela vai volta a se lembra só não tem dia e nem hora pra isso acontecer, ela ta inteira ta com todo corpo saudável mais infelizmente essa perda de memória deixou todos sem chão, e como sou só amigo eles não vão me fala muita coisa sobre. Então por favor se alguém poder me falar algo a respeito eu agradeço.
Percorri uma certa distância dirigindo e não lembro de ter percorrido esse percurso. O que pode ter acontecido?
Às vezes tenho perda de memória de minutos quando mudo o local de dormir, ou seja, quando não durmo na minha casa, nesse caso me acordo meio desorientada estranhando o ambiente e me perguntando onde estou, após pequenos minutos relembro que não estou no meu quarto. Qual significado disso?
Gostaria da opinião de profissionais: minha mãe teve uma crise nervosa, após a crise ela não lembra mais de nada: nem dos filhos, nem netos, nem o que tem, nem idade ou mesmo nome. Ela já teve outras crises e após minutos voltava ao normal. Por algumas vezes teve apagões quando ia ao médico, ou ia fazer alguma atividade regular. Gostaria de saber o que pode ser o problema e como tratar. Apenas um orientação. Meu email é dario.mcz@live.com
Hoje eu estava no trabalho, em uma reunião semanal de rotina com meu chefe. No meio da reunião comecei a esquecer dos assuntos que estavam sendo tratados. Eu lia os tópicos mas não me lembrava do que se tratava. Interrompi a reunião e voltei para a minha sala. No caminho via os colegas de trabalho, mas não me lembrava dos nomes de pelo menos a metade deles. Pessoas que convivo todos os dias. De volta ao meu escritório, não consegui resolver problemas simples, que sempre resolvo bem. Procurei o serviço médico e fui encaminhado ao hospital onde fiz uma ressonância magnética que não identificou nada de errado. Antes de chegar ao hospital eu já estava praticamente normal, só um pouco assustado com o que ocorrei. Meu diagnóstico foi uma AGT
a minha esposa tem essa doenca e as vezes demora p voltar ela nao lembra nada ja fez tds os exames e nao deu nada hj faz tratamento psiquiatra mas tem recaidas direto eu procuro ter bastante paciencia e proteger ela e cuidar dela.
Excelente material , me ajudou bastante a leitura.
Hoje acordei achando que era sábado, por uma hora fiquei planejando minhas tarefas de sábado….
Quando de repente me dei por conta que era sexta feira.
Fiquei surpresa em ficar tanto tempo achando que era um dia depois.
Seria normal?
Se ele estava dormindo e aparentemente “acordou”, pode ser distúrbio do Sono REM, na verdade ele está dormindo e faz coisas inconscientes (e não se lembra!), mas não e sonambulismo. Procure um neurologista mais antenado.
Meu marido no periodo de 15 dias acordou sem memória duas vezes, a primeira vez ficou sem saber de nada umas 3 hs, a segunada vez durou quase oito hs, as duas vezes foi voltando lembrando aos pouco, mas as horas sem memória não lembra de nada, fica normal depois do evento e noto que fica envergonhado quando pergunto de tudo que se passou essas horas, sinto muita tristeza, quase insuportável para mim. Fez tomografia de crânio não deu nenhuma alteração, o médico foi cluel deu o diagnóstico de Alzheimer, disse isso sem um pingo de dó, fiquei chocada com a frieza do profissional, Será que pode ser demência mesmo?? As duas vezes que ocorreu esse evento foi identico com o relato da Dra. ( Amnésia Global Transitória ) Queira Deus que não seja “O Alzheimer” Será que um dia isso vai desaparecer? ´´e um homem ativo esperto, 65 anos, mas muito conservado, sempre cuidou de tudo sem esquecer de nada, homem ativo, servo de Deus, homem valoroso, Deus à de cuidar dele, espero um milagre de Deus.
Meu marido no periodo de 15 dias acordou sem memória, a primeira vez ficou se saber de nada umas 3 hs, a segunada vez durou quase um dia inteiro, as duas vezes vou voltando lembrando aos pouco, mas as horas sem memória não lembra de nada, fica normal depois disso. Fez tomografia de crânio não deu nenhuma alteração, o médico foi cluel deu o diagnóstico de DEMENCIA, disse isso sem um pingo de dó, fiquei chocada com a frieza do profissional, Será que pode ser denmencia mesmo??