Por Maramelia Miranda
Estas perguntas são muito, muito frequentes:
“Tenho que extrair meu dente, ou fazer um implante dentário.”
“Preciso fazer minha cirurgia de catarata.”
Ou coisas mais complexas. Os cirurgiões sempre pedem nosso aval, na questão do uso do AAS ou do anticoagulante, e como fazer nestes casos. Temos então que fazer o certo. Qual é o certo????
Vejam abaixo. Há recomendações neste sentido, e para a maioria dos procedimentos pequenos (odonto, catarata, dermatológicos) não é preciso parar a aspirina!!!
Oral Antithrombotic Agents for the Prevention of Stroke in Nonvalvular Atrial Fibrillation: A Science Advisory for Healthcare Professionals From the American Heart Association/American Stroke Association. Atualização da AHA/ASA sobre o uso de anticoagulantes orais em Fibrilação Atrial não valvular, incluindo os novos estudos publicados sobre os novos anticoagulantes orais. Artigo original da Chest 2012.
Perioperative Management of Antithrombotic Therapy. Guia em forma de tabela, uma espécie de “resumo do resumo”, que mostra como orientar uso de antiagregantes e anticoagulantes em cirurgias, no período perioperatório. Muito bom!
Já coloquei estes links na nossa página de “Artigos de revisão e Guidelines”, ali em cima, na Aba :: Para os Neuros. Para qualquer consulta rápida.