Estudo STASH aposenta de vez a sinvastatina: Entenda tudo aqui!!!

Por Daniel Bezerra e Maramelia Miranda

O Estudo STASH foi desenhado para avaliar uma tese recorrente no Neurointensivismo: As estatinas funcionam para prevenir vasoespasmo em hemorragia subaracnoidea, ou para melhorar desfechos clínicos?

Captura de Tela 2014-05-26 às 22.31.21

O estudo multicêntrico, duplo-cego, prospectivo, envolvendo 803 pacientes em 9 países, teve financiamento público (nada de indústria), e testou placebo versus sinvastatina 40mg ao dia, nos casos de HSA randomizados até 96 horas do icto.

O desfecho medido foi a escala de Rankin modificada em 6 meses, tendo sido favorável (mRS 0-2) em 271 casos do grupo ativo versus 289 do placebo (cerca de 70% dos casos). Houve 37 (10%) mortes no grupo da sinvastatina e 35 (9%) no placebo (p=0,59).

Conclusão dos autores: O STASH trial não detectou benefício no uso de sinvastatina nos desfechos a curto ou longo prazo em pacientes com HSA. 

Conclusão nossa: Mais uma batalha pedida. Esqueçam a estatina na HSA. O que podemos fazer para os nossos casinhos de vasoespasmo e HSA!?

LINKS

Kirkpatrick et al, for STASH Trial. Simvastatin in aneurysmal subarachnoid haemorrhage (STASH): a multicentre randomised phase 3 trial. Lancet Neurology 2014.

MacDonald RL. Are statins to be STASHed in subarachnoid haemorrhage? Lancet Neurology 2014.

 


One thought on “Estudo STASH aposenta de vez a sinvastatina: Entenda tudo aqui!!!”

  1. Tenho um cisto chamado “aracnóideo”, do lado esquerdo do cerebro, desde qdo nasci, mas depoia dos 35 anos começou a atrapalhar minha vida, qdo tive um avc, sem sequelas aparentes, mas as vezes, poucas vezes dos 35 aos 47 anos, hj passei por momentos de ausencias de pouca duraçao, menos de 1min., mas numa hora estava conversando, no momento seguinte estava sentado com pessoas me dando agua, querendo chamar uma ambulancia, muito constrangedor, nestes ultimos 2 anos acho que tenho piorado, apesar de tomar um absurdo de drogas, ainda assim os fatos se repetem, carbamazepina 200 (4), hidantal100mg(3), lamitor 25mg(5), e urbanil 25mg(1), diario, tem aumentado o tremor na mao e braço q fica do mesmo lado do cisto, o esquerdo, como sou canhoto, minha escrita fica complicada, o que nais tem me aborrecido é o fato de tantas drogas nao evitarem estes tremores, ate parece inicio do mal de parkison, e por ser esquerdo me incomoda bastante, e sem entender o fato onde dizem o cerebro trabalhar em X, mas o meu braço esquerdo estar sendo afetado, qdo o cisto tambem é do lado esquerdo, eu estou por completar 47anos, me acho novo, e medicaçao de mais, por minha conta estou diminuido a dosagem diaria, um dia tomo um urbanil no outro nao, num dia tomo quatro lamitor no outro tres, mas os tremores da mao esquerda vem aumentando, diminuir as dosagens do lamitor e urbanil, por achar ser o grande numero de medicaçao o causador destes tremores, entao no dia q tomo urbanil tiro um lamitor, qdo nao tomo o urbanil o lamitor sai de 3 para 4. Queria saber o que gazer pra findar estes tremores sem o uso de tantos medicamentos, só me pediram pra tomar mais agua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2024 ... iNeuro ... Site de Neurologia ... Responsável técnico: Dra. Maramélia Miranda. Neurologia Clínica. RQE 97.572 - CRM/SP: 88.549.