A Casa Grande surta quando a Senzala aprende a ler

Assisti ontem à noite, bastante atenta, todo o noticiário nacional e a repercussão internacional do depoimento do ex-presidente Lula na PF.

Mais cedo, não pudera acompanhar, pois como milhões de brasileiros, trabalho das 8 às 19h, de segunda a sexta-feira, e em alguns finais de semana também…

À noite, tranquila no meu lar, assistindo os trechos da fala do Lula, meu marido percebeu atentamente, conhecedor de tecnologia que é, uma representante da UNE com seu iPhone 6, modelo novíssimo, em punho, imediatamente atrás do seu ídolo Lula, registrando aquele momento considerado histórico para a militância petista. Afinal, não é todo o dia que o grande e intocável Lula é escoltado pela PF para depoimentos e noticiário policial, não é verdade?! E discursa brilhantemente, arrasando com imprensa, Justiça, PF, MPF, burguesia e todos mais…

menina-iphone-une

Passaram na minha cabeça várias falas anteriores, de vários políticos e intelectuais de esquerda, fundadores e co-fundadores do PT. A mocinha da UNE tem iPhone 6, o Lula vive como um rei e fatura mais de 20 milhões dando palestras, o Dirceu reforma um apartamento por mais de 1 milhão de reais, e consegue a façanha de faturar mais de 3 milhões em consultorias de dentro da Papuda, enquanto preso!!!!! Um gerente da Petrobrás, do esquema criminoso, chega para a Justiça e implora que aceita devolver mais de 170 milhões de sua conta na Suíça, num acordo de delação premiada. Fico pensando em quanto milhões os grandes, acima deste gerente, não me roubaram. É tanta coisa, tanta coisa nestes últimos dois anos, que nem consigo enumerar, nem lembrar de tudo.

Comentei a nossa observação materialista daquele celular de última geração numa rede social, e todo este paradoxo, e uma amiga petista a quem respeito muito, respondeu-me exatamente assim: “a casa grande pira surta quando a senzala aprende a ler”. Que frase genial, forte, e irreal…

O próprio Sr. Luis Inácio, o Lula, brilhantemente expôs no seu discurso pós-depoimento, sobre este mesmo tema, sobre os tais bens de consumo, que ganhara relógios caros mas usa os “baratinhos”. E que ganhou muitos presentes, entre eles vinhos, mas que não sabia diferenciar um Romani Conti. Nem sei se a grafia é mesmo assim, perdoem-me! E reservo-me ao direito de não saber, nem ir pesquisar isso, pois os vinhos que tomo são de no máximo 40-50 reais.

Pois bem, o Sr. Luis Inácio, metalúrgico, nordestino, que virou presidente do Brasil, discursa e compara inteligentemente que não sabe a diferença entre um Miolo e um Romani Conti… Ele entende, ou não entende do assunto?!?!

O mesmo ex-presidente, líder social importantíssimo na história do nosso país, comentou sobre arrogância da Justiça, ou do MP, ou da mídia, esta parte confesso que não entendi… E no minuto seguinte, libera toda sua arrogância em falas sobre sua empresa de conferências, que foi o presidente “que mais trabalhou neste país” (além de mais honesto do mundo, é também o mais trabalhador…), e sobre o “seu nível”…

Irritou-se, coitadinho, com a pergunta do pedalinho. Devolveu aos investigadores que a pergunta não estava ao nível da PF, nem ao dele… Que arrogância, Sr. Luis Inácio… Acusa os arrogantes e faz o mesmo a seguir. Que feio.

A pergunta dos pedalinhos é importante, sim, caro ex-presidente, porque se o dinheiro de quem os pagou para seus netinhos, e o sítio que não é seu, onde guarda suas coisas, e suas conferências, e a cozinha de luxo, e o fogão de 22 mil reais, e uma reforma de 800 mil reais num apartamento de praia, e outras que ainda nem sabemos, se tudo isso for confirmado, e tiverem vindo do esquema de corrupção criminoso da Petrobrás, este dinheiro foi meu, do meu trabalho, dos meus impostos…!!!!!!

Vejam só, que ironia. Ou seria hipocrisia? Falou com lágrimas nos olhos (até me comoveu, nesta parte. Ele é incrível… É muito bom!!!), que “se tivesse dinheiro compraria para a Marisa um iate”… Como assim?! Quem fatura 20 milhões em 3-4 anos, quem solta a frase “eu sou o conferencista mais caro do mundo junto com o Bill Clinton, e paga quem quiser”… Não pode comprar um iate? Pode sim, Lula…

Pode ter sítio em Atibaia? Pode sim…

Pode ter apartamento tríplex ou quintuplex no Guarujá? Pode ter sim, até mesmo casa em Malibu…

Desde que não sejam “presentinhos” de terceiros, ou vindo do nosso dinheiro suado. E desde que os declare no seu patrimônio.

Pobre pode ter iPhone? Pode ter casa, pode comer? Estudar? Pobres e negros podem entrar na universidade? Não podem, DEVEM. O PT foi muito importante por colocar estas pessoas na universidade, nas casas, e dar empregos.

Mas pobres também devem ter acesso à saúde, só que no hospital público, que está quebrado, sem aparelhos, nem médicos, eles estão morrendo… Porque no Sírio-Libanês, pobres e muitos e muitos da classe média, da “burguesia”, nunca poderão ir, diferentemente dos políticos, incluindo Vossa Excelência o Sr. Lula…

A menina da UNE pode ter iPhone. O Lula e todos os outros podem ter o que quiser, mas não venham aplaudir a Marilena Chaui gritar que “odeia a classe média”. Nem me chamar de elite branca, elite fascista. Nem venham pagar de pobrezinhos de esquerda coitados, querendo lutar contra a elite branca, porque os seus pares passam férias em Paris, e eu nunca viajei pra lá. Nem nunca tomei um Romani Conti…

Porque classe média, elite, somos todos nós, desde a própria Marilena Chaui, passando por professores universitários de esquerda, eu, que sou médica, até chegar à menina da UNE ontem atrás do Lula, e vários e vários metalúrgicos, sindicalistas e petistas que o idolatram.

Detalhe: eu não tenho iPhone, mas sou elite. A menina atrás do Lula empunha celular de 4 mil reais e vem me chamar de burguesia. Não é crível isso…

Ao final do dito discurso, entre acusações de arrogância misturadas com auto-proclamações absolutamente arrogantes, por parte do nosso ex-presidente… Percebi mais um último ato falho: o nosso querido e midiático Lula falou que espera que, ao final de tudo isso, de todo este circo armado, ele deve sim, ganhar o sítio e o apartamento… Como assim?!?!?!

Será que ele está esperando “ganhar” de alguém ou alguma empresa? Ou seria da militância petista que o idolatra tanto???? Ou seria do PT, que o financiou em anos que esteve sem mandato político??? Ou será do fundo partidário que nós, cidadãos, pagamos aos partidos políticos?

Ato falho.

 

A frase: Tem até camisetas à venda na Internet para a militância… É mole?

Enfim, sem mais delongas, penso que, ganchando a frase chocante que recebi da minha amiga, a Senzala é uma Casa Grande, uma classe média burguesa cheia de benesses, que se disfarça de negros, pobres e excluídos.


4 thoughts on “A Casa Grande surta quando a Senzala aprende a ler”

  1. Achei um tanto controverso seu texto; tu diz que sim e depois diz que não… afinal, tu acha que todo pobre tem que comer ovo e andar de ônibus só por que tu não tem acesso a confortos que “alguns” pobres tem?
    Se estudar filósofa política e ler alguns textos de Engel, Marx, Trotsky, vai entender o significado de mais valia, meritocracia, socialismo na sua origem.
    Sinto que a intenção de seu texto é tentar justificar o injustificável, uma tentativa desesperada de provar que a elite branca e facista não gera prejuízos históricos a nossa sociedade.
    Por fim, vejo um grito da casa branca pedindo socorro, cercada por um bando de esfomiados abandonados pelo sistema opressor criado por uma minoria burguesa.
    A casa branca vai cair!

  2. Parabéns pelo artigo, muito bem colocado e que espelha a indignação e a situação de verdadeira opressão pela que passa a tão mal afamada “classe média” que é quem move os motores da sociedade e que produz a riqueza desse país com seu suor e lágrimas. A única coisa que gostaria de ressaltar, é que ao meu olhar, a frase da petista de que “a casa grande surta quando a senzala aprende a ler” é sua própria condenação, pois a “casa grande” hoje, se traduz pelo próprio governo que usa as ferramentas públicas a seu favor têm ferido a nossa bandeira com sua ditadura disfarçada de democracia, sendo pois, que a casa grande está instalada em Brasília, e a senzala, somos nós, trabalhadores que formam a “massa” que verdadeiramente move esse país.

  3. Mara, você foi extremamente feliz em todas as suas colocações.
    Estou 100% contigo…
    Espero que outros possam abrir os olhos e sair deste coma que impede que vejam os “Lulas” do Brasil como realmente são!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2024 ... iNeuro ... Site de Neurologia ... Responsável técnico: Dra. Maramélia Miranda. Neurologia Clínica. RQE 97.572 - CRM/SP: 88.549.