Atualização: Jan 2020
Escala Hunt-Hess, Rankin, EDSS para esclerose múltipla, escalas de sedação, BEST… São muitas as escalas que utilizamos na nossa prática clínica. Aqui você tem um local de arquivo conjunto destas escalas. Para baixar as escalas originais em PDF, clique no link principal de cada escala.
Escore ABCD. Escore de risco usado para prognóstico de AVCi na fase aguda, em pacientes que tiveram sintomas de AIT.
Escala ASIA para avaliar Trauma Raquimedular.
Escore ASPECTS. Escore para graduar regiões de hipodensidade definida na TC de crânio, em casos de AVC isquêmico com menos de 6 horas e indicação de rTPA e/ou trombectomia.
Escala BEST. Usada para avaliar o prognóstico de pacientes com AVCI agudo submetidos à terapia trombolítica.
Escala EDSS – Escala Expandida do Estado de Incapacidade – Versão para impressão editável, que temos que fazer a cada 3 meses, na renovação do processo dos medicamentos para EM.
CDR – Clinical Dementia Rating – Escala exigida pela Secretaria de Saúde de São Paulo, na prescrição e seguimento dos pacientes usuários das drogas para DA. Site com algoritmo automatizado, para preenchimento e escore online – AQUI.
TESTE MOCA – Triagem para demências
Escala FOUR. Escala de coma bastante usada nos EUA, sobretudo em ambiente de neuroUTI, onde muitas vezes os pacientes estão em coma e entubados. Paper original AQUI.
Escala de Hamilton para avaliação de Depressão – 21 itens.
Escala de Hunt & Hess. Escala usada para avaliação de pacientes com hemorragia meníngea não-traumática.
Escala de Fisher modificada. Classifica a tomografia da admissão de pacientes com HSA por ruptura de aneurisma cerebral, escala preditora de desfechos neurológicos e da probabilidade de desenvolvimento de vasoespasmo sintomático e/ou isquemia cerebral tardia.
Escala da WFNS. Para pacientes com HSA espontânea. Considerada melhor do que a Hunt-Hess.
Escala de Marshall. Usada na avaliação prognóstica, usando a TC de crânio em pacientes com TCE.
Escala MTA – Atrofia do Lobo Temporal em demências Usada para análise visual da atrofia hipocampal presente em alguns tipos de demências, principalmente relacionada à Doença de Alzheimer.
MoCA – Versão em português do instrumento de triagem para diagnosticar declínio cognitivo leve e demência.
Escala do NIH (em português). Escala de avaliação dos pacientes com AVC, na fase aguda / hospitalar
Escala de Rankin modificada. Para avaliação do estado funcional dos pacientes vítimas de AVC.
Escala de Agitação-Sedação de Richmond – Escala RASS. Escala para avaliar estado de delirium e sedação de pacientes na UTI / NeuroUTI.
Escala de Outcomes de Glasgow. Escala usada para avaliação funcional de vítimas de doenças neurológicas em geral. Avalia o desfecho clínico-funcional dos pacientes.
Escala TIBI (Thrombolysis in brain ischemia) e COGIF (Consensus on Grading Intracranial Flow Obstruction criteria) em Doppler Transcraniano.
Escores de Vasoespasmo pelo Doppler Transcraniano.
Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson – UPDRS. Escala usada na Doença de Parkinson, costumeiramente na avaliação de resposta medicamentosa e na gradação da doença. O arquivo aqui disponibilizado está na versão em inglês.
_SITES LEGAIS