Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023.
tags: rarefação mielínica, gliose cerebral, angiopatia cerebral, microangiopatia cerebral, Fasekas na ressonância.
O que é microangiopatia?
Pode ser uma alteração benigna, do envelhecimento, por alguma doença oculta… Ou pode ser um AVC isquêmico… Pode ser uma doença silenciosa de múltiplos pequenos AVCs, isquemias cerebrals. Tudo depende.
Este termo pode aparecer em algum resultado de exame de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio. Muitas vezes descrito nos laudos de exames como gliose, rarefação mielínica ou angiopatia, trata-se de um termo médico usado para descrever quando alguns pontos pequenos do cérebro, geralmente em áreas mais profundas, recebem pouco oxigênio, glicose e irrigação sanguínea, levando à morte dos neurônios nestes pontos – veja mais sobre Gliose – AQUI.
+++ Veja também: Gliose cerebral
+++ Veja também: AVC Isquêmico
+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas
A aparência da microangiopatia no exame de tomografia é de uma área (ou áreas) mais escuras.
Na ressonância magnética, nas sequências T2, a microangiopatia ou focos de gliose aparecem como pontos ou áreas brancas, contrastando com o cérebro normal (de cor cinza) – figura AQUI.
Algumas doenças crônicas frequentes na população predispõem os indivíduos a ter maior ou menor número destes pontinhos brancos no cérebro, como:
- hipertensão arterial (pressão alta) crônica, principalmente quando não bem controlada
- diabetes
- aumento de colesterol ou triglicérides
- síndrome da apneia do sono
- doenças cardíacas, coração dilatado
- infarto do miocárdio prévio
- arritmias cardíacas, como fibrilação atrial
- doença renal crônica
- hábitos de vida ruins, como fumar, etilismo diário e sedentarismo
- envelhecimento, idade mais avançada
O envelhecimento normal também pode evoluir com áreas de microangiopatia no cérebro. Não tem jeito. Faz parte.
As lesões de microangiopatia cerebral, em geral, se tênues, pequenas, iniciais, esparsas, não dão nenhum sintoma.
Entretanto, se houver progressão ou aumento destas lesões, ou sua confluência – ou seja, ao longo de anos as lesões começando a “se juntar” no cérebro – como por exemplo, em micro-isquemias cerebrais silenciosas, o indivíduo afetado pode ter problemas progressivos de memória, linguagem e cognição, até casos extremos que podem desenvolver demência. Nestes casos, as manchinhas podem ter sido AVCs isquêmicos antigos, que foram se juntando e formando as áreas brancas…
Geralmente estes casos mais sérios, com maiores manchinhas, são as pessoas que não se cuidam, não vão ou não tem acesso a médicos, medicamentos, não controlam seus problemas de saúde crônicos, ou continuam a ter hábitos de vida ruins, como o sedentarismo, fumar e excesso de ingestão de álcool.
O que fazer com a microangiopatia?
Simples assim: Cuide-se. Procure um médico, clínico, ou cardio, ou um neurologista.
Tome seus remédios de pressão alta, mantenha sua pressão arterial em no máximo 120 ou 130×80 (12 por 8), cuide do seu diabetes, se tiver. Controle seu peso. Faça atividade física. Faça exames de check-up regulares. Tenha hábitos e alimentação mais saudáveis.
Identifique se você tem algum fator de risco para desenvolver a microangiopatia. Na dúvida, procure um neurologista e converse sobre o problema, o grau do que foi encontrado, e as medidas para evitar a progressão.
O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.
Leia mais…
** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.
TEM MAIS DÚVIDAS??? LEIAM AS VÁRIAS PERGUNTAS DOS LEITORES ABAIXO… E AS RESPOSTAS…
meu sobrinho de 19 anos fez ressonância magnética e deu : Foco ovalado com sinal hiperintenso em T2 e FLAIR, sem sinais de difusibilidade restrita ,não captante de contraste , localizada na substância branca periventricular, proximo ao corno posterior do ventriculo lateral esquerdo, de aspecto pouco específico. A critério clínico, manter controle evolutivo.
gostaria de saber mais sobre microangiopatia; fiquei muito impressionada com este diagnostico.
Boa tarde Dra. Maramelia, já estou com consulta marcada com um neuro mas gostaria de saber sua opinião sobre meu caso! Tenho 52 anos, e há 4 anos fui submetida à descompressão medular com artrodese cervical via anterior em 3 níveis, com placa, cages e 8 parafusos de titânio…Tenho mielopatia espondilótica cervical e inúmeros outros problemas na coluna como espondiloartrose cervical e lombar, discopatia degenerativa, radiculopatia, e sofro muito com dores mesmo após ter operado, pois a cirurgia foi no intuito da não progressão da doença, que já estava tirando os movimentos das minhas pernas! Voltei à andar mas fiquei com essas dores crônicas e algumas restrições nos movimentos! Passados esses 4 anos, tive uma piora no meu quadro com aumento das dores, e cefaléia todos os dias, uma dor que começa na nuca e espalha para a cabeça e fundo dos olhos… O médico pediu uma RM da cabeça, para descobrir a causa da cefaléia e o resultado foi:
Foco algo ovalado com leve aumento de sinal em T2 e em Flair em projeção da substância branca frontal à esquerda. Sem realce significativo após contraste para-magnético, inespecífico (Gliose?)…
O restante do resultado não apresentou mais nada diferente da normalidade…Minha dúvida é, a Gliose pode causar dores de cabeça, ou seria o contrário ou seja, as dores de cabeça causarem a Gliose? Minhas patologias na coluna e medula podem ser a causa das dores de cabeça? Tomo antidepressivos há vários anos: podem estar me prejudicando, ao causar a gliose? A mielopatia é uma doença degenerativa e progressiva, esse processo de degeneração pode estar comprometendo a parte neurológica? Estou muito aflita e peço que me responda, por favor…Obrigada pela atenção e fico no aguardo de uma resposta, grata…
sr. vicente, nunca ouvi falar sobre isso. doença ateromatosa intracraniana não dá isenção de imposto de renda, a não ser que vc tenha tido um AVC, e tenha ficado com sequela motora grave e incapacitante.
as doenças que podem dar isenção – em sendo servidor publico federal, são:
– AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
– Alienação mental
– Cardiopatia grave
– Cegueira
– Contaminação por radiação
– Doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante)
– Doença de Parkinson
– Esclerose múltipla
– Espondiloartrose anquilosante
– Fibrose cística (Mucoviscidose)
– Hanseníase
– Nefropatia grave
– Hepatopatia grave (nos casos de hepatopatia grave somente serão isentos os rendimentos auferidos a partir de 01/01/2005)
– Neoplasia maligna
– Paralisia irreversível e incapacitante
– Tuberculose ativa
Aposentado e com 73 anos de idade, tive diagnostico de DOENÇA ATEROMATOSA INCRANIANA com estenoses significativas em artérias cerebrais. Amigos me informaram que esta doença é grave e me dá direito à isenção do Imposto de renda.
Isto posto, dirijo-me aos senhores no sentido de saber se as informações acima são verdadeiras e de como proceder para conseguir referido beneficio.
Atenciosamente,
Vicente de Paula
Servidor Publico Federal, aposentado por tempo de serviço e contribuição.
Palmas – TO.
shirley, não há como falar sobre este texto sem ver a imagem. o ideal seria vc passar com algum médico neuro para levar estas imagens. talvez em um futuro proximo (e bem vindo!!!!), quando o CFM regulamentar melhor telemedicina e segunda opinião formativa – via internet, eu possa responder estas e outras questoes de pacientes pela internet. para isso, preciso saber os detalhes todos do seu caso, e ter acesso a todos os seus exames complementares, incluindo imagens.
por enquanto, ainda não posso fazer isso, por normatização omissa do nosso conselho de classe.
Fui ao ginecologista devido sair uma secreção do meu seio esquerdo. Os exames de sangue e hormônios deram todos normais. Ele então pediu uma RM da Sela Turca (Hipofise) e o resultado da RM mostrou microadenoma 5mmx2. E houve uma NOTA no resultado do exame sobre as “imagens complementares do crânio na sequência FLAIR no plano axial demonstram foco com hipersinal sem efeito de massa ou restrição à difusão, localizado na substância branca frontal esquerda, inespecifico (Gliose incipiente? Desmielinizaçao? Ou outra etiologia?). Não há evidência de infarto recente nas imagens pesadas em difusão. Sinusopatia maxilo-etimoidal anterior à direitA.” Esse texto é o que está escrito na NOTA do resultado da RM. Tenho 28 anos. Gostaria de saber o que quer dizr esse resultado. Já marquei o retorno com o neuro mas queria uma segunda opinião. Desde já agradeço.
sou leiga nesse assunto ,porem muito curiosa,e as vezes me ferro nessa curiosidade…penso que é algo grave,e qdo vou ver dizem que não é nada,por isso a minha consulta.Fiquei do mesmo jeito sem entender nada,mesmo assim ajudou. Valeu!!!
rogerio, primeira pergunta é porque vc fez dois exames complexos de ressonancia em menos de um mês?! isso não é comum. a ressonancia não muda de um mês para o outro assim, a não ser que tenha acontecido algo. não posso analisar nada assim, porque tem que saber o que vc sentiu que o levou ao medico, o motivo do pedido do exame, detalhes importantes para falar qualquer coisa. e o pior::: analisar um laudo – redação, sem ver imagens, impossivel.
sugiro que volta no neuro que o examinou e faça estas perguntas.
Dra. Realizei um exame de Resonância Magnética do Cranio a um mês atras e tudo ficou dentro da normalidade, porém, realizei outro agora e o resultado foi o seguinte:Alguns pequenos focos inespecíficos de hipersinal na substância branca tentorial podendo representar achado incidentais ou eventualmente microangiopatia cronica.Não há redução volumétrica significativa dos hipocampos.Tendência da verticalização de sulco para hipocampal esquerdo, não se podendo afastar má rotação associada na dependência de correlação com dados clinicos / exames complementares específicos.Qual a sua analise?
nao dá para dizer nada só com isso edilson, sem saber sua idade, porque fez a RM, qual sintoma levou a isso, se tem algum outro problema medico, se toma outros medicamentos, etc… convem perguntar sua duvida ao neuro ou medico que pediu o exame, ele terá elementos maiores para responder.
APRESENTADO EM EXAME DE RM :MICROANGIOPATIA ( GLIOSE). TEM CURA? É CONSIDERADO PROBLEMA GRAVE?
AGUARDO RESPOSTA E AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE
EDILSON
fiz uma TC e no laudo apareceu o seguinte: sulcos vermianos e cerebelares com amplitude aumentada sugerindo atrofia. ampliaçao das cisternas da fossa posterior. tenho 36 anos. o que isso quer dizer/ é alguma doença? tem tratamento?
não. geralmente a gliose é uma região cerebral que apresenta células mortas.
Boa tarde, as áreas de gliose não se refazem?
marinda, a carbamazepina receitada deve ter sido para a dor da neuralgia trigeminal, não?
doutora eu tive muitas dores de cabeça e os medicos disseram neuvragia do trigemio cheguei a tomar 1200mg de carbamazepina e baclofeno fiz uma tc e descobri que tem alças vascular tocando o nervo trigemio direitoe 4 meses atras o eletro encefalograma digital revela atividade lenta encefalica de projeççao em areas frontais de ambos os hemisferios . eu nunca tive convulsao so tenho dor ,mais o medico receito o carbamazepina gostaria de saber o que e isso/?
Ola Dra. Maramelia, boa tarde.
Minha mãe tem 62 anos e é tabagista e etilista em tratamento há 5 meses. Faz uso de medicamentos como Risperidona 2mg, Clonasepan 1 mg, Nortriptilina 50mg, Omeprazol 20mg, Levotrixina, Tiamina. Essa medicação foi prescrita pelo Psiquiatra do CAPS AD local. Desde setembro/14, minha mãe apresenta confusão metal, déficits de memória e não retem informações recentes. Em dezembro foi realizadauma tomografia do crânio, cuja impressão diagnóstica foi DOENÇA DE PEQUENOS VASOS, INFARTOS LACUNARES PREGRESSOS, DOENÇA ATEROMATOSA DO SISTEMA CAROTIDEO INTRACRANIANO. O Psiquiatra acredita em Demência Multiinfarto, pelo resultado da TAC.
Já levamos em dois neurologistas, ambos discordam da opinião do psquiatra. A Ressonância também foi realizada e a conclusão foi ALTERAÇÕES DE LEUCOENCEFALOPATIA VASCULAR/ SINUSOPATIA MAXILAR ESQUERDA.
O que significam esses diagnósticos? Está difícil entendermos o caso, pois cada médico informa algo diferente. Um neurologista mal olhou pra ela e só pediu exames o outro conversou bastante, mas não deu
resposta. A única opinião mais concreta até agora, foi o psquiatra.
Dra. estamos muito preocupados e desesperados, pois ela não era assim, mas em setembro quando foi submetida a uma abstinência abruta do álcool e uma internação clinica, passou a ter esse comportamento.
No aguardo de retorno, aguardamos ansiosos.
Desde já, muito obrigada pela atenção.
Abraço
LEANDRO, não é possivel aformar nada sem os detalhes todo do caso, mesmo porque o diagnostico de microangiopatia nada tem haver com a dor dela. sugiro que volte no neuro, ou consulte uma segunda opiniao medica, levando todos os exames disponiveis e a paciente para ser examinada.
Doutora minha sogra tem 67 anos e foi diagnosticado microgiopatia degenerativa .ela tem fortes dores no lado direito da testa que o olhoa chega a lacrimejar .o neuro receitou carbamazepina durante 2 anos tava belza .mais acha que não ta fazendo mais efeito o que devo fazer pois levei ela mesmo e ele pediu para continuar mas ela não para de sentir dor.grato
Quero marcar uma consulta e gostari de ober contato telefônico.
minha filha nasceu prematura de 26 semanas ficou 4 meses hositalizada tve 18 infecçao,ela teve anoxia grave e na tomografia revelou atrofia pariental do lado esquerdo ,o que significa? hoje esta com8 anos e esta 3 serie eu quero saber as consequencias pode atrapalhar no desenvolvimento escolar.
pela descriçao do laudo, vc tem lesões de microangiopatia (vide texto acima para explicacao), tem placas ateromatosas (placas de gordura) nos sifoes carotideos (arterias internas no cerebro) e calcificação na região do cérebro chamada caudado, à direita. não dá para falar mais nada sem ter acesso às imagens. converse com o neuro que pediu o exame, para saber o porque disso, e há de se correlacionar estes achados com o motivo do exame: porque uma pessoa de 37 anos que não fuma e não bebe, fez uma tomografia de crânio?
Conclusão Tomografia: Achados de doença microangiopaticas ; ateromatose dos sifões carotideos; calcificação junto ao corpo do nucleo caudado direito.
Tenho 37 anos
não bebo, não fumo,
o significa a conclusão?
otto, estas descrições dizem respeito aos sinais brancos que podem haver no cérebro, a microangiopatia. e a alteração volumétrica quer dizer que há certo grau de atrofia… genericamente é isso, mais detalhes não dá pra falar sem ver o exame.
Fiz RM do encéfalo e a impressão diagnóstica revela 1: sinas de microangiopatia supratentorial e 2: sinais de alteração volumétrica do encéfalo compatível parea a faixa entária.
O que realmente significa?
gostaria de saber mais sobre o resultado de uma tomografia do cranio ,onde diz – Minima hipodensidade de substancia branca periventricular centros Semi-ovais e coroa radiada sugestiva de microangiopatia degenerativa – Velamento parcial de uma celula etmordial posterior a direita ,gostaria de mais esclarecimentos desde ja obrigado
Obrigada por me atender; eu tive sódio e potassio baixo; passei mal mas só desmaiei e voltei rápido; fui para o hospital; fiquei internada 1 mês; falava meio enrolado, não conseguia andar nem comer com as minhas mãos; fiquei 1 mês, o médico me deu alta, mas tem um ano que eu não ando sozinha; fiz um exame que deu angiopatia; gostaria de saber se tem cura; eu quero muito ficar boa, eu não aguento ficar parada, me ajuda por favor, espero a resposta, muito obrigada. nunca quebrei as pernas, não tenho osteoporose, tenho 70 anos desde ja agradeço, muito obrigada abraço…………..
Fiz TC crânio resultado foi Leve redução infra e supratentorial com predomínio frontal bilateral. Indícios de microangiopatia subcortical incipiente. gostaria de ter o diagnostico com palavras mais simples e o que significa pois meu médico só tem vaga para março.
bom dia! minha mae foi diagnosticada com distonia cervical e axial, repuxa a cabeça braços sem parar..e agora fez a ressonancia com sedacao e deu microangiopatia…o que isso quer dizer? a cirugia resolve? no aguardo grata
Boa tarde!
Fiz uma tc do crânio e o resultado foi o seguinte.
Exame ralizado em tomógrafo heilicoial de 64 canais com aquisições volumétricas axiais, sem administração do meio contraste venoso.
Relatório:
Parenquima encefálico com densidade dentro dos padrões da normalidade.
Ventrículos laterais e III ventrículo de topografia, forma e dimensões normais para a faixa etária. (37 ANOS)
Tronco cerebral e cerebelo homogêneos.
Dilatação dos sulcos corticais
IV ventrículo de configuração anatômica.
Impressão:
Atrofia cordical
Andei pesquisando e fiquei assustada com o resultado, por eu ter 37 anos.
Por favor me informa melhor o resultado, meu médico só pode atender depois do dia 10 de janeiro.
Obrigada
Olá Dr,por favor gostaria de um melhor esclarecimento ,peguei o exame de resonancia de minha filha e
o resultado saiu o seguinte Ateraçao de sinal envolvento a substancia branca sulpratentorial que pode estar relacionado a alteraçao de mielinizaçao.
gostaria de um retorno se possivel! obrigada.
Há, pelo que a medica falou as massas brancas sao exatamentes iguais (simetria) dos dois lado .
Ela me falou que iria estudar o caso e dali uns dias ela entraria em contato comigo para melhor estudar o caso.
Bom dia tenho convulsões(Epilepsia) à 19 anos app.fiz uma RM. e no Resultado deu”Pequena Redução Volumétrica do Parênquima cerebral associada a sinais de microangiopatia parenquimatosa., gostaria de saber o que isso significa, pois ando demais com esquecimento e hiper-nervosa, o que está me preocupando pois não era assim.
Muito Obrigada, espero contato.
OLÁ,SOFRO A BASTANTE TEMPO COM FORTES DORES DE CABEÇA,E AGORA TENHO PERDA DE MEMÓRIA E DIFICULDADE DE REALIZAR ALGUMAS TAREFAS,COMO DIRIGIR,POR EXEMPLO,POR ISSO,FIZ UMA RM E NO LAUDO ESTAVA ESCRITO:MÍNIMOS FOCOS DE HIPERSINAL EM T2 E FLAIR NA SUBSTÂNCIA BRANCA SUBCORTICAL FRONTAL Á DIREITA,DE CARACTERÍSTICAS INESPECÍFICAS.O QUE ISSO QUER DIZER?É GRAVE?
Dra. Maramelia, boa tarde!
Agradeço de certa forma a sua avaliação. Entendi suas colocações e fico grata pela sua atenção.
cleonice, não tem como responder as perguntas que fez sobre seu quadro, sem ver as imagens, pois as descrições que vc coloca são muito inespecíficas. o ideal é vc levar as imagens a um neurologista e o profissional (ou a profissional) ver estas imagens e responder suas duvidas. o que seu exame descreveu pode ser tudo, desde gliose secundária a doença cronica, até uma doença genética chamada CADASIL, passando por AVC isquêmicos lacunares, esclerose múltipla, entre outras condições. ou seja, impossível dar qualquer diagnóstico, e ao mesmo tempo, falar que vc tem isso ou aquilo com base apenas num laudo de ressonancia é altamente inapropriado… este canal é para dúvidas gerais, casos contretos e específicos devem ser respondidos com base na avaliação do paciente.
Dra. Miramélia Miranda, bom dia!
No dia 11.11.2014 deixei minhas perguntas nesta página e pedi para a senhora fazer a sua avaliação diante do meu quadro apresentado. E estou aguardando pela senhora desde esse dia. Ficarei muito grata se me ajudar. E me desculpe pela minha insistência. Quando a gente precisa de alguém a gente deve insistir para conseguir o desejado. Bjs!
jose santana, pelo laudo transcrito vc tem um macroadenoma. tem que conversar com o neuro para ver se o tamanho justificam as dores de cabeça. apenas vendo as imagens pode-se chegar a alguma conclusao.
Boa noite Doutora Maramélia Miranda.
Faz cerca de dois meses que estou andando de médico em médico para descobrir a(s) causa(s) inicialmente de dores de cabeça intensas, depois fiquei surdo dos dois ouvidos e tenho tonteira, e, não consigo andar sozinho, minha esposa é quem me acompanha para onde eu vou. Já fiz exames de liquor (a neuro disse que não era problema neurológico, enviou-me par o otorrino que fez vários exames e também, descartou ser um problema otorrino) recentemente fui a um Endocrino, pois, em uma das ressonâncias deu aumento da hipófise. O laudo dessa ressonância específica transcrevo abaixo literalmente:
Avaliação por ressonância magnética da sela túrcica evidenciando formação expansiva sólida compatível com macroadenoma envolvendo a sela túrcica, com leve insinuação lateral em direção aos seios cavernosos, sem sinais inequívocos de invasão destas estruturas.
OBS: discretos sinais de microangiopatia isquêmica supratentorial.
Doutora o que significa esse laudo. Por favor me ajude, pois, sinto-me desenganado pelos médicos.
GOSTARIA DE SABER SE COM O DIAGNOSTICO DE MICROANGIOPÁTICAS Q DEU NA MINHA TOMOGRAFIA ÉPOSSIVEL EU ESTAR SENTINDO ESSES LAPSON DE MEMÓRIA E TRANSTORNOS, EU FICO AEREAE DESCONHEÇO LUGARES E PESSOAS TENHO CRISES DE CHORO E DORES DE CABEÇA,
Dra. Miramélia Miranda, bom dia!
Fiz uma Ressonância do Crânio e no laudo desta RM diz o seguinte:
CONCLUSÃO:
Focos de alteração de sinal na substancia branca dos hemisférios cerebrais, inespecíficos e não usuais para a faixa etária, mas que podem representar microangiopatia ou gliose.
Foco lacunar sequelar adjacente ao corno frontal do ventrículo lateral esquerdo.
Proeminência dos sulcos e fissuras cerebrais.
Pequeno cisto, na topografia da glândula pineal, sem compressões relevantes. (medindo 9mm)
Essa RM foi realizada em 16.08.2014. Com base neste resultada RM gostaria de saber se este diagnostico está relacionado a Alzheimer, se tive um AVC isquêmico. A que problemas isso está relacionado
Tenho 38 anos. E os sintomas são: Sinto fortes dores de cabeça constantemente, sou hipertensa, estou muito esquecida, e o esquecimento está relacionado tanto a acontecimentos e fatos recentes, quanto aos do passado. Além de estar sentindo uma tontura, uma leveza na cabeça e isso está me preocupando e muito.
Já procurei um médico, mas ainda estou preocupada e insegura, sei que é sempre bom a gente ter a avaliação de mais médicos. Por isso, estou aqui pedindo a sua avaliação. Ficarei grata com sua atenção e presteza.
sirlei, não dá pra responder sem ver a imagem. o principal não é o exame, mas o que a pessoa sente, se esta alteração de memoria está piorando a cada dia, impactando na vida da pessoa, e o diagnostico de alzheimer não é assim, com ressonancia, é um quebra-cabeças, conjunto de informações, que o medico pega com o paciente e sobretudo familiares, para suspeitar. a presença de microangiopatia, dependendo da intensidade, é sinal de que a pessoa deve cuidar melhor do que leva a isso (leia texto).
Boa tarde Dra.
Acabei de receber o Resultado da RESSONANCIA MAGNETICA DO CRANIO DE MINHA SOGRA QUE TEM
79 ANOS. CONCLUSÃO: ESTUDO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO DEMONSTRANDO SINAIS DE MICROANGIOPATIA CEREBRAL. ULTIMAMENTE ELA ESQUEÇE TUDO QUE ACONTECE RECENTAMENTE. SÓ LEMBRA DE ALGUMAS COISAS NO PASSADO. DRA. GOSTARIA DE SABER SE É MUITO GRAVE E SE TEM TENDENCIA A ALZAIMER. OBRIGADA.
Dra: Tenho 65 anos, há 1 ano recebi a notícia que eu tinha. Microangiopatia Degenerativa,
fiquei muito preocupada,gostaria de saber mais sobre esta doença ,e qual seria o tratamento para retardar o desenvolvimento desta doença, seria hereditária ? Pois na família da minha mãe , bisavó,
avó, todas perderão a memória, mais com a idade avançada, agora esta começando com minha mãe
com 84 anos esquece as coisas ,falo com ela, me responde que não gosta de lembrar o passado que foi ontem, nem tanto tempo tem assim,somente 24 h . Estou preocupada se o mesmo vai acontecer comigo, vou fazer agora uma nova ressonância vamos ver o resultado.
Obrigada pela atenção aguardo resposta.
Boa noite doutora! Minha filha fez uma ressonância e saiu este resultado: demostra tenues lesões inespecíficas puntiformes hiperintensas nas sequencias com TR longo, identificadas na substancia branca dos hemisférios cerebrais, mais provavelmente relacionadas a gliose por microangiopatia.
Gostaria de saber o que é isso, como tratar, os danos que causam,os riscos que ela corre com isso. Enfim, queria uma explicação simples e fácil para eu entender. Um grande abraço, Deus a abençõe em nome de Jesus.
boa tarde minha mãe foi diagnosticada com microangiopatia, principalmente na parte da tarde ela acha que ñ esta na casa dela, que está em outro lugar.
Dra,eu tenho 33anos e foi diagnoticada com etiologia microangiopatia seguelar.gosta de saber eu possor ficar demente logo.nao usuaria de bebidas alcoolicas,nem de cirgarros.tambem nao tenho diabertes nem hipertensao,cartiacos.fiz este exame duas vez na 2 tever o mesmo diagnotico.mim responde favor.
Prezada Dra.
Acabei de sair do consultório do Nuero e pensei num monte de duvidas, Sou Masculino e tenho 68 anos de idade, e peso 94kg. Fiz um RM recentemente que indicou microangiopatia e também redução volumétrica encefalítica e focos de alteração de sinal (TR Longo) alteração de mielina e glicose.
Isso é grave – estou tomando Torlos H, Aspirina 81mg. SeloZok, Sinvastatinina:
Minha mãe sempre falava de dor de cabeça;
Devo avisar meus 4 filhos 34.36.38.e 40 anos de idade para consultar um medico para prevenir. E o que isso tudo que dizer?
Olá, boa tarde! minha mãe tem 73 anos, é diabética e agora tem picos de pressão, e se não bastasse é uma pessoa depressiva, não esta em crise mais é uma pessoa depressiva, ela esta tendo problemas com a memória esquece das coisas, como por exemplo, disse há poucas horas e então repete, levei ela ao neurologista, que pediu uma TC; li o resultado, o que chamou mais a minha atenção foi: Gliose ou de isquemia por microangiopatia degenerativa. a consulta ainda vai demorar uns 15 dias ela não viu o resultado pq esta comigo, mais fiquei preocupada, por favor me de uma luz. desde já agradeço.
Boa noite! Talvez a senhora possa aliviar a minha apreensão. A cerca de um mês minha mãe de 81 anos foi diagnosticada, depois de uma RM, com isquemia degenerativa devido a microangiopatia. Apresentando vários sintomas como perda de equilíbrio, fraqueza nos membros do lado direito, boca levemente torta, uma vista acanhada, movimentos repetitivos e involuntários na mão direita e contrações musculares na perna esquerda enfim, que segundo o médico são resultados de lesões no cérebro, o exame foi feito depois de uma queda e depois do exame surgiram tonteiras que segundo o médico são resultados das isquemias. O que me assusta é que essas tonteiras/isquemias estão muito frequentes, uma por semana ainda hoje de manhã após o café notei a saída de sangue pela narina direita, foi pouco mas me deixou bem aflita. Gostaria de saber o que fazer e qual o prognóstico nesses casos. Por favor tranquilize o meu coração se for possível, desde já agradecida.